INTERVENÇÃO CÍVICA EM DEFESA DO PATRIMÓNIO

A ASPA criou este blogue em 2012, quando comemorou 35 anos de intervenção cívica.
Em janeiro de 2024 comemorou 47 anos de intervenção.
Numa cidade em que as intervenções livres dos cidadãos foram, durante anos, ignoradas, hostilizadas ou mesmo reprimidas, a ASPA, contra ventos e marés, sempre demonstrou, no terreno, que é verdadeiramente uma instituição de utilidade pública.
Numa época em que poucos perseguem utopias, não queremos descrer da presente e desistir do futuro, porque acreditamos que a cidade ideal, "sem muros nem ameias", ainda é possível.

terça-feira, 17 de abril de 2012

"Património Cultural, a biografia de um povo"

Portugal é um país com uma grande riqueza cultural que os portugueses nem sempre têm sabido respeitar, salvaguardar e valorizar, correndo-se o risco de se perderem para sempre vertentes dessa herança que nos foi deixada pelos nossos antepassados. 
Lamentavelmente Portugal apostou quase em exclusivo nas grandes obras, esquecendo estes recursos com grande importância a nível turístico e que são essenciais ao desenvolvimento sustentável do país.
Para contrariar essa tendência, que lamentavelmente se instalou em Portugal, aqui fica um texto que facilitará com certeza  a reflexão sobre a importância da preservação dessa memória colectiva do povo português e que poderá ser utilizado no âmbito de trabalhos escolares. 
(Para ler o texto abrir hiperligação em novo separador)

Nenhum comentário:

Postar um comentário