INTERVENÇÃO CÍVICA EM DEFESA DO PATRIMÓNIO

A ASPA criou este blogue em 2012, quando comemorou 35 anos de intervenção cívica.
Em janeiro de 2023 comemorou 46 anos de intervenção.
Numa cidade em que as intervenções livres dos cidadãos foram, durante anos, ignoradas, hostilizadas ou mesmo reprimidas, a ASPA, contra ventos e marés, sempre demonstrou, no terreno, que é verdadeiramente uma instituição de utilidade pública.
Numa época em que poucos perseguem utopias, não queremos descrer da presente e desistir do futuro, porque acreditamos que a cidade ideal, "sem muros nem ameias", ainda é possível.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

CAPELA DE GUADALUPE - classificação como MIP e ZEP



Em 18 de Novembro de1999 a ASPA pediu a classificação da Capela de Guadalupe, tendo como objectivo garantir a salvaguarda não só da Capela mas também da envolvente.

Entretanto largos anos passaram (quase 12 anos) sem que os organismos da tutela actuassem e o resultado está à vista, pois na ZEP proposta há já grandes intervenções de que destacamos a destruição da Casa Castelo de Guadalupe onde agora está um edifício de grande volumetria que impede a visibilidade sobre  a cidade.
Congratulamo-nos pelo facto de finalmente ser publicado o Anúncio nº 6533/2012, através do qual a Secretaria de Estado da Cultura abre por um período de 30 dias (até 11 de Maio) a participação pública relativa à classificação como MIP da "Capela de Guadalupe e recinto murado e arborizado (colina de Santa Margarida)" e respectiva ZEP.

NOTA - Os elementos relevantes relativos ao processo de classificação estão disponíveis no site do IGESPAR.


imagens antigas que ajudam a compreender a importância da área envolvente. O pinheiro-manso mantém-se, mas perdeu-se já a casa Castelo de Guadalupe e a vista sobre a cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário