INTERVENÇÃO CÍVICA EM DEFESA DO PATRIMÓNIO

A ASPA criou este blogue em 2012, quando comemorou 35 anos de intervenção cívica.
Em janeiro de 2023 comemorou 46 anos de intervenção.
Numa cidade em que as intervenções livres dos cidadãos foram, durante anos, ignoradas, hostilizadas ou mesmo reprimidas, a ASPA, contra ventos e marés, sempre demonstrou, no terreno, que é verdadeiramente uma instituição de utilidade pública.
Numa época em que poucos perseguem utopias, não queremos descrer da presente e desistir do futuro, porque acreditamos que a cidade ideal, "sem muros nem ameias", ainda é possível.

domingo, 20 de abril de 2014

ENTRE ASPAS - "D. Frei Caetano Brandão (1740-1805) - quando o exemplo vem de cima..."

Há personagens marcantes em Braga, uns pela positiva e outros pela negativa. O Arcebispo D. Frei Caetano Brandão destacou-se, a vários níveis, pela positiva. 
Deixou-nos uma obra que se mantém viva, que continua a dar resposta às necessidade da população mais desfavorecida - o Colégio de S. Caetano.

As memórias são imprescindíveis à nossa identidade individual ou coletiva. Mantenhamos bem vivas as melhores e readaptemos as menos boas para que todas nos guiem no presente e no futuro. Em tempos de crise ou não, os melhores são sempre aqueles que sabem dar o exemplo. Precisamos deles. Sob a sua inspiração a Primavera e a Páscoa que agora comemoramos, são sempre o renascer da esperança…

Diário do Minho - 20 Abril 2014
Por opção do Diário do Minho este texto foi publicado no Domingo de Páscoa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário