INTERVENÇÃO CÍVICA EM DEFESA DO PATRIMÓNIO

A ASPA criou este blogue em 2012, quando comemorou 35 anos de intervenção cívica.
Em janeiro de 2024 comemorou 47 anos de intervenção.
Numa cidade em que as intervenções livres dos cidadãos foram, durante anos, ignoradas, hostilizadas ou mesmo reprimidas, a ASPA, contra ventos e marés, sempre demonstrou, no terreno, que é verdadeiramente uma instituição de utilidade pública.
Numa época em que poucos perseguem utopias, não queremos descrer da presente e desistir do futuro, porque acreditamos que a cidade ideal, "sem muros nem ameias", ainda é possível.

sexta-feira, 11 de abril de 2014

PLANO INTEGRADO DE PRESERVAÇÃO E RECUPERAÇÃO DO PATRIMÓNIO RURAL

Diário do Minho - 5 abril 2014
Louvamos a iniciativa da CMB, de elaboração de um plano integrado de preservação e recuperação do património rural. Trata-se de um plano estratégico essencial para que sejam definidas medidas capazes de conduzir à efetiva salvaguarda e valorização de recursos herdados do passado, que Braga deverá ser capaz de legar a gerações futuras.
É bem antiga a preocupação da ASPA sobre a importância da preservação e recuperação do património rural e ambiental, de que são exemplo, entre outros, os recursos existentes na zona ribeirinha dos rios Cávado e Este.
Defendemos os planos estratégicos, pois consideramos que medidas avulsas não passam, no geral, de propaganda de momento que, como tal, não têm consequências positivas a médio  e longo prazo no território concelhio. 

Aconselhamos a consulta da publicação "CÁVADO: alguns olhares", editada pela ASPA em 1994.



Nenhum comentário:

Postar um comentário