INTERVENÇÃO CÍVICA EM DEFESA DO PATRIMÓNIO

A ASPA criou este blogue em 2012, quando comemorou 35 anos de intervenção cívica.
Em janeiro de 2024 comemorou 47 anos de intervenção.
Numa cidade em que as intervenções livres dos cidadãos foram, durante anos, ignoradas, hostilizadas ou mesmo reprimidas, a ASPA, contra ventos e marés, sempre demonstrou, no terreno, que é verdadeiramente uma instituição de utilidade pública.
Numa época em que poucos perseguem utopias, não queremos descrer da presente e desistir do futuro, porque acreditamos que a cidade ideal, "sem muros nem ameias", ainda é possível.

segunda-feira, 3 de junho de 2024

ENTRE ASPAS "A Agricultura Biológica e as boas práticas sustentáveis"

Este "Entre aspas" centra-se no modo de produção biológico.

A opção de compra alimentar não é fácil quando o consumidor não tem acesso a informação que lhe permita escolher géneros alimentícios saudáveis e, também, seguros sob o ponto de vista ambiental.

 

Os consumidores portugueses têm conhecimento que existem dois tipos de medidas agroambientais: o modo de produção biológico e o modo de produção integrada?

A partir de 2024 será que os consumidores portugueses vão ser mais exigentes, no momento da compra de géneros alimentícios, se conhecerem os Requisitos Legais de Gestão & Boas Condições Agrícolas e Ambientais? 

Que garantias nos dá um género alimentício produzido na União Europeia, em relação a um idêntico produzido noutra área geográfica? 

 

A Política Agrícola Comum (PAC) estabelece Condicionalidades em quatro áreas, que os agricultores europeus têm de cumprir. Nas seguintes vertentes:

  • CLIMA E AMBIENTE, INCLUINDO A ÁGUA, OS SOLOS E A BIODIVERSIDADE DOS ECOSSISTEMAS
  • SAÚDE PÚBLICA E FITOSSANIDADE
  • BEM ESTAR DOS ANIMAIS
  • CONDICIONALIDADE SOCIAL

Para saber mais: https://www.ifap.pt/portal/condicionalidade-geral

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário