INTERVENÇÃO CÍVICA EM DEFESA DO PATRIMÓNIO

A ASPA criou este blogue em 2012, quando comemorou 35 anos de intervenção cívica.
Em janeiro de 2023 comemorou 46 anos de intervenção.
Numa cidade em que as intervenções livres dos cidadãos foram, durante anos, ignoradas, hostilizadas ou mesmo reprimidas, a ASPA, contra ventos e marés, sempre demonstrou, no terreno, que é verdadeiramente uma instituição de utilidade pública.
Numa época em que poucos perseguem utopias, não queremos descrer da presente e desistir do futuro, porque acreditamos que a cidade ideal, "sem muros nem ameias", ainda é possível.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

ENTRE ASPAS: "O Acaso e a Necessidade: Uma Agenda para 2020"



A definição de uma agenda para a vida em comum na nossa cidade, assente numa conceção de defesa do património como preservação do legado cultural do passado para a sua revitalização no presente, com ampliação das formas de exercício da urbanidade, da cidadania e da convivencialidade, deve ser capaz de garantir a resposta aos desafios que nos são hoje coletivamente colocados.






No dealbar do novo ano, queremos sinalizar alguns desses desafios e definir algumas linhas de uma agenda (isto é de formas de ação) que nos sejam comuns: a resposta às alterações climáticas; a resposta à recomposição cosmopolita da população residente; a resposta à crise da habitação. Estas parecem-nos ser as três questões prioritárias para o ano de 2020, numa perspetiva de defesa e salvaguarda do património natural e cultural.

Resposta do município:

Nenhum comentário:

Postar um comentário