INTERVENÇÃO CÍVICA EM DEFESA DO PATRIMÓNIO

A ASPA criou este blogue em 2012, quando comemorou 35 anos de intervenção cívica.
Em janeiro de 2024 comemorou 47 anos de intervenção.
Numa cidade em que as intervenções livres dos cidadãos foram, durante anos, ignoradas, hostilizadas ou mesmo reprimidas, a ASPA, contra ventos e marés, sempre demonstrou, no terreno, que é verdadeiramente uma instituição de utilidade pública.
Numa época em que poucos perseguem utopias, não queremos descrer da presente e desistir do futuro, porque acreditamos que a cidade ideal, "sem muros nem ameias", ainda é possível.

segunda-feira, 24 de julho de 2017

ENTRE ASPAS "Património edificado e ambiental de Braga: estratégia para o futuro próximo!"

Braga tem esperado, pacientemente, pela valorização completa dos recursos herdados do passado. Em matéria de património recomenda-se que os programas eleitorais dos partidos políticos concorrentes às próximas eleições autárquicas considerem os valores mais significativos e neles apostem como prioridade para Braga nos próximos quatro anos. 
Destacamos ações de salvaguarda e valorização do património edificado e ambiental, a criação do Parque Arqueológico de Braga e a valorização do Complexo das Sete Fontes, com integração de ambos no Parque Cultural Europeu.
10 medidas...
Diário do Minho - 24 julho 2017
Caso a urbanização dos anos 70, do séc. XX, tivesse avançado, o Teatro Romano teria sido completamente destruído conforme se vê na imagem (de 2009). Os trabalhos posteriores a 2009, sempre dirigidos pela UAUM, tal como desde início, permitem analisar e discutir o melhor projeto para o restauro do Monumento, com base em plantas e dados rigorosos. 

Para consulta:


Nenhum comentário:

Postar um comentário