INTERVENÇÃO CÍVICA EM DEFESA DO PATRIMÓNIO

A ASPA criou este blogue em 2012, quando comemorou 35 anos de intervenção cívica.
Em janeiro de 2023 comemorou 46 anos de intervenção.
Numa cidade em que as intervenções livres dos cidadãos foram, durante anos, ignoradas, hostilizadas ou mesmo reprimidas, a ASPA, contra ventos e marés, sempre demonstrou, no terreno, que é verdadeiramente uma instituição de utilidade pública.
Numa época em que poucos perseguem utopias, não queremos descrer da presente e desistir do futuro, porque acreditamos que a cidade ideal, "sem muros nem ameias", ainda é possível.

domingo, 11 de março de 2012

PROJECTO DE REGENERAÇÃO URBANA DE BRAGA

Este projecto, também conhecido por A REGENERAR BRAGA, vai alterar o aspecto de algumas praças e ruas da cidade. 

Para melhor? Consulte os projectos, observe as obras no local... e tire conclusões. 

Entretanto várias questões se colocam:

  • Estas obras farão parte de uma estratégia global no que diz respeito a mobilidade urbana?
  • Por que motivo o projecto não implica a construção de área destinada a bicicletas, com piso apropriado, tal como acontece em qualquer cidade europeia?
  • Por que motivo se investe a este ponto na área pedonal? Foram realizados estudos que justifiquem um investimento deste tipo? 

Não teria todo o sentido definir como estratégia de mobilidade urbana um esquema articulado de circulação para peões, transportes públicos, bicicletas e automóveis, tendo em vista valorizar o Centro Histórico e incentivar a sua utilização como área de cultura, turismo, comércio e serviços? 

Devemos ter presente que um Centro Histórico com vida, onde as pessoas circulam e utilizam recursos existentes, atrai outras pessoas e torna-se naturalmente atractivo.


Observe com atenção o projecto que a CMB desenhou para cada uma das praças da cidade:


E ainda:

Nenhum comentário:

Postar um comentário