INTERVENÇÃO CÍVICA EM DEFESA DO PATRIMÓNIO

A ASPA criou este blogue em 2012, quando comemorou 35 anos de intervenção cívica.
Em janeiro de 2023 comemorou 46 anos de intervenção.
Numa cidade em que as intervenções livres dos cidadãos foram, durante anos, ignoradas, hostilizadas ou mesmo reprimidas, a ASPA, contra ventos e marés, sempre demonstrou, no terreno, que é verdadeiramente uma instituição de utilidade pública.
Numa época em que poucos perseguem utopias, não queremos descrer da presente e desistir do futuro, porque acreditamos que a cidade ideal, "sem muros nem ameias", ainda é possível.

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

ENTRE ASPAS - "Construções antigas: demolir, ou preservar?"

João Miranda Guedes, vice-presidente da APRUPP (Associação Portuguesa para a Reabilitação Urbana e Proteção do Património), alerta-nos relativamente a questões de caráter técnico que devem ser devidamente ponderadas quando se intervém em construções antigas. 
Diário do Minho - 5 set 2016
Quando o dono da obra, técnicos e entidades licenciadoras optam por preservar/proteger os testemunhos da arquitetura original, o resultado final valoriza o edifício e marca pela diferença.
Nada melhor do que imagens de boas práticas para que não restem dúvidas... 






Para ampliar as imagens abrir num outro separador 




















Imagens cedidas por: www.martacampos.pt          
Fotografias: Arménio Teixeira


As Recomendações do ICOMOS, publicadas no documento "RECOMENDAÇÕES PARA A ANÁLISE, CONSERVAÇÃO E ANÁLISE ESTRUTURAL DO  PATRIMÓNIO ARQUITECTÓNICO", são (ou deviam ser) de consulta obrigatória para quem intervém em património.
Chamamos a atenção para o prefácio da versão portuguesa, que inicia do seguinte modo "O património arquitectónico representa um bem valioso considerando os aspectos culturais e também económicos. O turismo e o lazer serão certamente uma das indústrias mais importantes do 3º milénio. Em geral, a existência de um monumento ou conjunto monumental emblemático representa a atracção principal de um local e, simultaneamente, um gerador directo e indirecto de recursos financeiros..."



Nenhum comentário:

Postar um comentário