INTERVENÇÃO CÍVICA EM DEFESA DO PATRIMÓNIO

A ASPA criou este blogue em 2012, quando comemorou 35 anos de intervenção cívica.
Em janeiro de 2023 comemorou 46 anos de intervenção.
Numa cidade em que as intervenções livres dos cidadãos foram, durante anos, ignoradas, hostilizadas ou mesmo reprimidas, a ASPA, contra ventos e marés, sempre demonstrou, no terreno, que é verdadeiramente uma instituição de utilidade pública.
Numa época em que poucos perseguem utopias, não queremos descrer da presente e desistir do futuro, porque acreditamos que a cidade ideal, "sem muros nem ameias", ainda é possível.

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

ENTRE ASPAS - "2014"


Pela primeira vez em muitos anos, prevê-se que 2014 seja um ano de tréguas no que respeita à salvaguarda do património histórico, artístico e ambiental de Braga.
Acreditamos que, na defesa do património, hoje temos condições para estarmos todos do mesmo lado da barricada. Se, porventura, assim não for, a afirmação de que 2014 será um ano de tréguas no que respeita ao património não passará de uma daquelas previsões de início do ano destinadas a   serem desmentidas pelos factos vindouros. Oxalá que não. 

A ASPA relembra o exemplo de cidadania dado por Jacinta Ferreira, principal impulsionadora e primeira subscritora da Petição pela Salvaguarda das Sete Fontes. 
Não teve a oportunidade de ver anunciada a suspensão do PDM na área das Sete Fontes e a intenção de elaboração de um Plano de Pormenor e Salvaguarda do Complexo Hidráulico, pois faleceu a 15 de dezembro de 2012. 
O atual executivo municipal terá, com  certeza, a oportunidade de homenagear condignamente Jacinta Ferreira.


(Para ler o texto abrir hiperligação em novo separador)

Diário do Minho - 30 dezembro 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário