Desafio colocado por e-mail às Escolas e Agrupamentos de Braga...
"A ASPA (Associação para a Defesa, Estudo e Divulgação do Património Cultural e Natural) desafia os docentes dos diferentes níveis de ensino e das várias áreas disciplinares, em especial de História, Português, Artes, Ciências Naturais, Geogarfia e Cidadania, a trabalhar os conteúdos programáticos das respetivas disciplinas, de modo a sensibilizar crianças e jovens para a defesa do Património coletivo de Braga e do Concelho:
Ø promovendo o conhecimento sobre as várias fases da História de Braga;
Ø incentivando a curiosidade pela descoberta do Património Cultural (material e imaterial) e Natural;
Ø proporcionando momentos que conduzam à descoberta de factos relevantes da história local, tradições e saberes associados ou não a profissões;
Ø promovendo visitas guiadas a monumentos e sua interpretação;
Ø acompanhando a ação dos movimentos de cidadãos em prol da defesa de património coletivo.
Partimos do princípio que cada criança e jovem irá com certeza contribuir para a defesa e valorização do património comum, se o CONHECER e RECONHECER O SEU VALOR.
Numa cidade em que o património é tão variado e complexo, refletindo a importância de Braga ao longo dos séculos, a contextualização de aprendizagens escolares, com base no Património local, irá com certeza proporcionar vivências positivas que ficarão para sempre marcadas na memória de crianças e jovens, criando uma melhor identidade como bracarense e construindo conhecimento que se refletirá não só nos resultados escolares como também, e no futuro, em atitudes pró-ativas com impacto nas suas vidas e na sociedade.
A ASPA tem produzido material que poderá ser utilizado nesse trabalho de sensibilização para a defesa e divulgação do Património Cultural e Natural comum e que está disponível no site ASPA.pt e mais recentemente no blogue ASPA35anos.blogspot. com.
Chamamos a atenção para os textos publicados na coluna quinzenal Entre Aspas, no Diário do Minho, que mantêm no geral (e infelizmente) permanente atualidade e que refletem as várias vertentes da ação da ASPA nesta cidade, que foi já designada por Bracara Augusta e que tem desperdiçado vestígios da ocupação e construção do território dessa e de épocas posteriores, pois não os soube recuperar, valorizar e divulgar.
Chamamos também a atenção para o “KIT de recolha de património imaterial” produzido pelo Ministério da Educação e disponível on-line em:
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