INTERVENÇÃO CÍVICA EM DEFESA DO PATRIMÓNIO

A ASPA criou este blogue em 2012, quando comemorou 35 anos de intervenção cívica.
Em janeiro de 2023 comemorou 46 anos de intervenção.
Numa cidade em que as intervenções livres dos cidadãos foram, durante anos, ignoradas, hostilizadas ou mesmo reprimidas, a ASPA, contra ventos e marés, sempre demonstrou, no terreno, que é verdadeiramente uma instituição de utilidade pública.
Numa época em que poucos perseguem utopias, não queremos descrer da presente e desistir do futuro, porque acreditamos que a cidade ideal, "sem muros nem ameias", ainda é possível.

terça-feira, 1 de março de 2022

ENTRE ASPAS "Vamos fazer STOP à Cortaderia"

AMPLIAR            Temos um papel importante a desempenhar...

A erva-das-pampas, cujo nome científico é Cortaderia selloana, foi amplamente plantada como espécie ornamental. Com as suas plumas grandes e vistosas, tem feito as maravilhas da decoração um pouco por todo o mundo, seja dentro de um vaso, numa loja, restaurante ou festa. As plantas, que podem atingir 4m de altura e outros tantos de largura, são vistosas e atrativas, com as folhas a lembrar uma fonte de água. Amada por uns, odiada por outros, rapidamente conquistou o mundo. Mas o que muitos não sabem, é que a erva-das-pampas é uma espécie exótica invasora: proveniente da região das Pampas da Argentina, Uruguai e sul do Brasil, tem plantas femininas e plantas hermafroditas, que se reproduzem com muita facilidade, sem qualquer auxílio do ser humano; cada planta feminina pode produzir milhões de sementes que são facilmente dispersas pelo vento, podendo germinar a vários km de distância, especialmente junto às vias rápidas e caminhos de ferro; rapidamente atingem densidades muito elevadas, formando manchas monoespecíficas, com consequências graves para o ambiente, saúde publica e economia. Por exemplo, competem com as plantas nativas, não as deixando desenvolver, impedem a circulação da fauna em áreas densamente invadidas, provocam cortes e alergias, afetam o turismo quando diminuem a qualidade da paisagem e a biodiversidade e geram custos muito elevados em controlo.

Por estas razões, está incluída na Lista Nacional de Espécies Invasoras, do Decreto-Lei 92/2019, sendo proibida a sua utilização em Portugal.

Nas últimas décadas, tem-se assistido a uma crescente invasão por esta planta invasora um pouco por toda a Europa, especialmente no sul do Arco Atlântico, que inclui Portugal, Espanha e França. Por este motivo, nasceu o projeto LIFE Stop Cortaderia, um projeto transnacional. Lidera o projeto a Organização Não Governamental AMICA cuja Sede é na região da Europa mais invadida por erva-das-pampas, a Cantábria no norte de Espanha, e são parceiros a AMPROS, SERCA e SEO/BirdLife, de Espanha, a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e o Instituto Politécnico de Coimbra, de Portugal. Juntos, trabalham desde 2018 para a criação de uma aliança internacional de luta contra a erva-das-pampas, em que cada parceiro tem a seu cargo um conjunto de ações que vão desde o controlo das plantas, à investigação e a ações de divulgação e formação.

No âmbito deste projeto nasceu a Estratégia Transnacional de Luta contra a Cortaderia selloana, um documento que define linhas de ação para controlar a expansão da espécie, promovendo e facilitando a coordenação e o compromisso comum entre as diversas entidades dos territórios afetados pela invasão da erva-das-pampas. Até ao momento, aderiram à Estratégia 124 entidades de Portugal, Espanha e França, que estão a trabalhar para o controlo da espécie, cada uma na medida das suas possibilidades e competências, desde a remoção das plantas, a ações de formação, divulgação e deteção precoce, restauro ecológico, investigação, comunicação, etc. Adicionalmente, vários municípios portugueses, incluindo Braga, Esposende e Amares, ganharam recentemente financiamento, através do Fundo Ambiental, para implementarem “Intervenções para o controlo da erva-das-pampas (Cortaderia selloana) em Portugal Continental”.

Muitas vezes mencionada como “ameaça silenciosa”, a invasão por plantas invasoras ocorre de forma subtil e discreta, passando despercebida à maioria dos cidadãos. Quando as pessoas se apercebem que algo não está bem na paisagem, é frequentemente tarde demais e a invasão já atingiu proporções tais que as consequências em termos ecológicos, económicos e para a saúde pública já são muito significativas. A erva-das-pampas não é exceção e, apesar de muitas pessoas não saberem que é uma planta invasora e outras adorarem as suas plumas, a verdade é que muitos cidadãos do norte e centro litoral já começaram a perceber que algo não está bem. A paisagem nestas regiões tornou-se homogénea e coberta de plumas, indicando que outros valores naturais terão desaparecido para dar lugar à erva-das-pampas. Assim, é urgente atuarmos em conjunto, para travar esta invasão que nos afeta a todos.

O controlo da erva-das-pampas vai muito além da remoção das plantas pelos Municípios, Freguesias ou empresas, que têm responsabilidade na remoção e divulgação do problema. Todos nós temos um papel importante a desempenhar: aprender sobre a espécie é o primeiro passo, se não soubermos os problemas que ela causa, nada faremos para a controlar. Podemos efetivamente ajudar a controlá-la, ou colocá-la no mapa (https://cortaderia.cm-gaia.pt/), porque para a gerir e controlar é preciso saber onde está. Não a devemos usar como ornamental nem apanhar plumas do campo para decoração, situação muito comum por falta de conhecimento. Podemos ajudar a divulgar o problema, seja no ambiente familiar, escolar ou de trabalho; passar palavra é fundamental. Podemos sacudir a roupa e sapatos depois de um passeio em zonas invadidas, já que as sementes se agarram com muita facilidade! Por fim, podemos ajudar a cuidar da biodiversidade autóctone, as plantas invasoras no geral e a erva-das-pampas também, invadem principalmente zonas perturbadas, ou mal conservadas. Ecossistemas equilibrados são muito mais resistentes à invasão. 

                                        Mónica Roldão Almeida

                         Mestre em Biologia da Conservação. Investigadora no CFE-ESAC/IPC.                                                  Colaboradora da plataforma Invasoras.pt no projeto LIFE Stop Cortaderia 

                                                                                                                                                     

Colabore no mapeamento desta invasora. Participe na proteção do património vegetal nativo! 

Louvamos a candidatura do Município de Braga ao Fundo Ambiental, para intervenções de controlo da erva-das-pampas (Cortaderia selloana), pois esta planta invasora é visível em várias freguesias do concelho e, caso não seja combatida, corre-se o risco de se tornar incontrolável.

Neste processo é indispensável a colaboração de quem está mais perto: as Juntas de Freguesia/Uniões de Freguesia e a população.

Há erva-das-pampas na freguesia onde vive? Então registe-a aqui: https://cortaderia.cm-gaia.pt/

Para ADICIONAR AVISTAMENTO deverá registar-se como utilizador dessa plataforma, que foi criada para o efeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário