Esta Tertúlia foi uma oportunidade para relembrar processos antigos, iniciados no final do século passado, que se arrastaram no tempo e são, ainda, motivo da ação da ASPA: Sete Fontes, Recolhimento das Convertidas, Estádio 1º de Maio, etc. A estes juntaram-se vários outros processos, mais recentes, que também foram alvo de alerta e reflexão.
Foi notária a surpresa, por parte de algumas pessoas, face aos contornos de alguns processos. Apesar de o Recolhimento das Convertidas ser um monumento com distinção patrimonial de âmbito nacional, frágil e que exige a salvaguarda ...há o risco de ver "nascer", ao lado, no interior do quarteirão, um hotel de grande volumetria com estacionamento subterrâneo.
As datas indicadas relembram momentos importantes ou críticos desses processos.
Fica o alerta:
O PASSADO PERMITE PERCEBER O PRESENTE. É NECESSÁRIO PARA PREPARAR O FUTURO!
O PASSADO PERMITE PERCEBER O PRESENTE. É NECESSÁRIO PARA PREPARAR O FUTURO!
A ASPA é a primeira instituição convidada pela Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva para o Ciclo "Conhecer Braga, através das instituições, dos ilustres barcarenses e do seu património". Neste contexto, a Tertúlia "45 ANOS ASPA", a realizar no próximo sábado, 19 de fevereiro, às 15h30, será uma conversa sobre Cidadania e Defesa do Património, no âmbito da qual serão relembradas vitórias e perdas, causas antigas e atuais, de modo a facilitar a compreensão da cidade que hoje conhecemos.
Esperamos a presença/participação dos nossos associados, colaboradores e amigos. Até sábado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário