INTERVENÇÃO CÍVICA EM DEFESA DO PATRIMÓNIO

A ASPA criou este blogue em 2012, quando comemorou 35 anos de intervenção cívica.
Em janeiro de 2023 comemorou 46 anos de intervenção.
Numa cidade em que as intervenções livres dos cidadãos foram, durante anos, ignoradas, hostilizadas ou mesmo reprimidas, a ASPA, contra ventos e marés, sempre demonstrou, no terreno, que é verdadeiramente uma instituição de utilidade pública.
Numa época em que poucos perseguem utopias, não queremos descrer da presente e desistir do futuro, porque acreditamos que a cidade ideal, "sem muros nem ameias", ainda é possível.

segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

ENTRE ASPAS: "A crise do associativismo e a emergência de movimento cívicos inorgânicos"

Nestes dois entre aspas lançamos a debate modos de atuar em defesa do património: por um lado o movimento associativo orgânico (associações de defesa do património e/ou do ambiente, focadas nos atentados ao património, atuando regularmente junto das entidades públicas em defesa do património comum) por outro os movimentos cívicos inorgânicos (espontâneos, focalizados em problemáticas específicas, com período de ação curto).
        Ampliar                                    Ampliar

MOVIMENTOS DE CIDADÃOS
Peticionários pela Salvaguarda das Sete Fontes. Abraço pelas Sete  Fontes (Abr 2011)
Em Defesa do S. Geraldo. 2016-2017

Salvar a Fábrica Confiança. 2018-2019
No FÓRUM DO PATRIMÓNIO, realizado recentemente em Aveiro, foi notória a importância da articulação entre movimentos de cidadãos e associações, no que à defesa do Património diz respeito. Os vídeos dos momentos mais marcantes estão disponíveis on-line.

Mais informação:



Nenhum comentário:

Postar um comentário