INTERVENÇÃO CÍVICA EM DEFESA DO PATRIMÓNIO

A ASPA criou este blogue em 2012, quando comemorou 35 anos de intervenção cívica.
Em janeiro de 2023 comemorou 46 anos de intervenção.
Numa cidade em que as intervenções livres dos cidadãos foram, durante anos, ignoradas, hostilizadas ou mesmo reprimidas, a ASPA, contra ventos e marés, sempre demonstrou, no terreno, que é verdadeiramente uma instituição de utilidade pública.
Numa época em que poucos perseguem utopias, não queremos descrer da presente e desistir do futuro, porque acreditamos que a cidade ideal, "sem muros nem ameias", ainda é possível.

domingo, 12 de abril de 2020

ENTRE ASPAS: "Fique em casa! Então faça a sua horta onde estiver, pois estamos na Primavera!"

Os autores deste texto colocam um desafio às famílias, no sentido de criarem hortas em suas casas, em especial a quem vive em apartamentos e nunca aproveitou o espaço das suas varandas nesse sentido. Quem, em 2021, tem o privilégio de ter quintal, e não teve a oportunidade de criar a sua horta, pode aproveitar para a criar enquanto está em casa, em isolamento social. 

Estamos na Primavera, período do ano em que se fazem sementeiras e plantações. Este é o momento para dar atenção às sugestões que os autores nos apresentam, criando um espaço que permitirá ocupar o tempo e acompanhar o ciclo de vida das plantas. Mais tarde terá o prazer de saborear legumes da sua horta e colher ervas aromáticas frescas para melhorar o paladar das refeições: salsa, hortelã, cebolinho, tomilho, salvia, ... e, até, loureiro e alecrim, se tiver espaço razoável. Irá (re)descobrir paladares bem mais agradáveis do que quando compra alimentos produzidos em agricultura intensiva.
Para as crianças será um espaço descoberta, onde irão perceber que é da terra que obtemos a maior parte dos nossos alimentos, de forma direta ou indireta. Irão descobrir o ciclo de vida das plantas, desde a sementeira à colheita, e perceber que são precisos cuidados diários para obter produtos de qualidade. E aprenderão a valorizar os alimentos de origem vegetal, que são essenciais para a saúde e bem-estar.



Em "A Minha Horta é Biológica" os autores apresentam 43 fichas de culturas hortícolas, plantas aromáticas e flores comestíveis. 

Entretanto, enquanto estamos isolamento social, poderá consultar:



Nenhum comentário:

Postar um comentário