INTERVENÇÃO CÍVICA EM DEFESA DO PATRIMÓNIO

A ASPA criou este blogue em 2012, quando comemorou 35 anos de intervenção cívica.
Em janeiro de 2023 comemorou 46 anos de intervenção.
Numa cidade em que as intervenções livres dos cidadãos foram, durante anos, ignoradas, hostilizadas ou mesmo reprimidas, a ASPA, contra ventos e marés, sempre demonstrou, no terreno, que é verdadeiramente uma instituição de utilidade pública.
Numa época em que poucos perseguem utopias, não queremos descrer da presente e desistir do futuro, porque acreditamos que a cidade ideal, "sem muros nem ameias", ainda é possível.

sábado, 26 de maio de 2012

BRACARA AUGUSTA - ponto forte da cidade

Braga é nestes dias palco da Braga Romana e Visitar Braga Romana ontem, hoje e amanhã, iniciativas que com certeza contribuem para afirmar Bracara Augusta como ponte forte e que, como tal, elevam a imagem da cidade em termos turísticos e culturais.
Na visita guiada pelos espaços de Bracara Augusta os participantes foram conduzidos através espaços musealizados - Fonte do Ídolo, Domus da Escola Velha da Sé (marcação prévia no Gabinete de arqueologia da CMB) e Termas Romanas. Visitaram também a necrópole situada na cave do Liberdade Street Fashion que aguarda a musealização. O Teatro Romano e a Ínsula das Carvalheiras são espaços importante de Bracara Augusta que aguardam intervenção e não foi possível visitar.
Destacamos a aula aberta  "Braga Romana do Passado", orientada pelo Professor Rui Morais, que a partir de imagens de peças encontradas durante obras e em escavações, apresentou facetas variadas do legado de Bracara Augusta
Enquanto que os "romanos e "romanas" com que nos cruzamos nas ruas do Centro Histórico fazem relembrar vivências do dia-a-dia desse povo que aqui deixou património valioso, algum valorizado mas grande parte desprezado, as sessões culturais promovidas pela Coligação Juntos por Braga promoveram o conhecimento e a reflexão sobre  a importância do legado de Bracara Augusta para o desenvolvimento da cidade. 
Aula aberta "Braga Romana do Passado"
Diário do Minho - 25/05/2012



Nenhum comentário:

Postar um comentário