INTERVENÇÃO CÍVICA EM DEFESA DO PATRIMÓNIO

A ASPA criou este blogue em 2012, quando comemorou 35 anos de intervenção cívica.
Em janeiro de 2023 comemorou 46 anos de intervenção.
Numa cidade em que as intervenções livres dos cidadãos foram, durante anos, ignoradas, hostilizadas ou mesmo reprimidas, a ASPA, contra ventos e marés, sempre demonstrou, no terreno, que é verdadeiramente uma instituição de utilidade pública.
Numa época em que poucos perseguem utopias, não queremos descrer da presente e desistir do futuro, porque acreditamos que a cidade ideal, "sem muros nem ameias", ainda é possível.

quarta-feira, 21 de junho de 2023

ENTRE ASPAS "Os Serões Musicais: para conhecer o património musical de Braga dos finais do séc. XIX e início do séc. XX"


Ampliar

Num momento em que Braga se candidatou a Capital Europeia da Cultura 27 e acabou por ser selecionada como Capital Portuguesa da Cultura em 25, a ASPA incluiu, no seu plano de atividades 2022/2023, Serões Musicais que relembraram um momento forte da cultura em Braga, quando o Teatro S. Geraldo e depois o Theatro Circo tinham uma programação regular de concertos e espectáculos músico-teatrais e o Coreto da Avenida, que semanalmente presenteava os bracarenses, com concertos protagonizados pelas bandas da Infantaria 8, Colégio de S. Caetano e Oficina de S. José. 

Percebemos que há uma curiosidade crescente sobre o património musical na cidade e, com a colaboração da nossa associada Elisa Lessa e de um conjunto de académicos e intérpretes reconhecidos, foram apresentados estudos em curso sobre esta temática e presenteámos o público com trechos musicais que evidenciaram o panorama musical bracarense há cerca de 100 anos, outrora motivo de deleite e convívio da população.

Mais informação sobre os Serões Musicais

Nenhum comentário:

Postar um comentário