INTERVENÇÃO CÍVICA EM DEFESA DO PATRIMÓNIO

A ASPA criou este blogue em 2012, quando comemorou 35 anos de intervenção cívica.
Em janeiro de 2023 comemorou 46 anos de intervenção.
Numa cidade em que as intervenções livres dos cidadãos foram, durante anos, ignoradas, hostilizadas ou mesmo reprimidas, a ASPA, contra ventos e marés, sempre demonstrou, no terreno, que é verdadeiramente uma instituição de utilidade pública.
Numa época em que poucos perseguem utopias, não queremos descrer da presente e desistir do futuro, porque acreditamos que a cidade ideal, "sem muros nem ameias", ainda é possível.

quinta-feira, 15 de setembro de 2022

ENTRE ASPAS: "Como os supermercados se ligam com a cidade que queremos"

 Ampliar

A relação de influência entre o desenho urbanístico e a mobilidade tem dois sentidos: ou seja, tanto as decisões de planeamento urbano podem condicionar a mobilidade, como as opções dos cidadãos, ao nível da mobilidade, podem convidar a um outro planeamento urbano.  Por exemplo, à medida que aumenta o número de utilizadores de modos ‘suaves’ de mobilidade (incluindo as já omnipresentes trotinetes), os hábitos de consumo irão também mudando. E essas formas alternativas de mobilidade têm vindo, em todo o mundo, a crescer muito nas cidades mais progressistas.

Espera-se que Braga, no âmbito do planeamento urbano, pense/decida neste sentido.

A Semana Europeia da Mobilidade decorrerá entre 16 e 23 de setembro.

O entre aspas desta semana coloca à reflexão um conjunto de questões que condicionam a mobilidade urbana e que exigem uma atenção especial da parte de quem tem responsabilidades públicas e, como tal, toma decisões no que diz respeito ao Plano Diretor Municipal (planeamento da cidade/concelho) e à mobilidade sustentável.

Entre as várias iniciativas previstas, em Braga, no âmbito desta Semana Europeia, destacamos:

  • o Seminário City Edition Braga, a realizar amanhã no Museu D. Diogo de Sousa, às 10h00, que tem como motivo central o futuro das ruas, abre o debate sobre o processo de planeamento da cidade;
  • o Dia Europeu sem Carros, que se assinala no dia 22 de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário