INTERVENÇÃO CÍVICA EM DEFESA DO PATRIMÓNIO

A ASPA criou este blogue em 2012, quando comemorou 35 anos de intervenção cívica.
Em janeiro de 2023 comemorou 46 anos de intervenção.
Numa cidade em que as intervenções livres dos cidadãos foram, durante anos, ignoradas, hostilizadas ou mesmo reprimidas, a ASPA, contra ventos e marés, sempre demonstrou, no terreno, que é verdadeiramente uma instituição de utilidade pública.
Numa época em que poucos perseguem utopias, não queremos descrer da presente e desistir do futuro, porque acreditamos que a cidade ideal, "sem muros nem ameias", ainda é possível.

segunda-feira, 29 de março de 2021

ENTRE ASPAS:"COMPLEXO DAS SETE FONTES: Uma vitória da cidadania, um bem comum a preservar em Braga"

A ASPA não pode deixar de se congratular com a perspetiva de Braga poder, finalmente, sonhar com o tão desejado Parque Urbano das Sete Fontes e com a garantia de preservação e valorização do conjunto monumental setecentista de abastecimento de água à cidade, bem como do precioso bem que é a Água e os valores arqueológicos e ambientais que caracterizam o espaço do futuro Parque.

Cientes da complexidade do processo e das enormes dificuldades decorrentes da classificação do solo como urbano, com enorme capacidade construtiva conferida pelo PDM de 2001, reconhece-se que só um firme empenho do poder autárquico, suportado pela competência de técnicos capazes e pela persistente luta dos cidadãos pôde fazer vingar o superior interesse público e tornar realidade um anseio de décadas.
EA - COMPLEXO DAS SETE FONTES
Neste texto relembramos momentos relevantes ocorridos desde 1995, data em que a ASPA pediu a classificação do Complexo das Sete Fontes, até 2011, data em que foi classificado como monumento nacional. 
O estudo hidrogeológico realizado pela Universidade do Minho permitiu conhecer a verdadeira extensão da área de adução de água ao  Sistema de Abastecimento de Água à cidade de Braga, no séc. XVIII, conhecido por Sete Fontes. O estudo arqueológico, também realizado pela Universidade do Minho, bem como os vestígios encontrados no decorrer das obras do hospital, demonstraram a importância arqueológica do Vale das Sete Fontes. 
Planta de Zonamento
Estes estudos foram o suporte para a definição dos cerca de 60ha de área verde (30ha na envolvente do sistema hidráulico, como públicos; 30 ha de área verde florestal e agrícola privada). Também permitiram definir os pontos específicos de área urbanizável na bordadura do futuro Parque das Sete Fontes, bem como na restante área abrangida pelo Plano de Urbanização.
Também tem vista reabilitar zonas já construídas na envolvente do Parque, incluídas nos 30ha de urbanização. 

Mais informação da ASPA sobre o assunto:

Nenhum comentário:

Postar um comentário