INTERVENÇÃO CÍVICA EM DEFESA DO PATRIMÓNIO

A ASPA criou este blogue em 2012, quando comemorou 35 anos de intervenção cívica.
Em janeiro de 2024 comemorou 47 anos de intervenção.
Numa cidade em que as intervenções livres dos cidadãos foram, durante anos, ignoradas, hostilizadas ou mesmo reprimidas, a ASPA, contra ventos e marés, sempre demonstrou, no terreno, que é verdadeiramente uma instituição de utilidade pública.
Numa época em que poucos perseguem utopias, não queremos descrer da presente e desistir do futuro, porque acreditamos que a cidade ideal, "sem muros nem ameias", ainda é possível.

terça-feira, 26 de dezembro de 2017

ENTRE ASPAS - "Uma loja centenária: o comércio tradicional como património local"


No próximo dia 3 de janeiro, a Casa Pereira das Violas comemora cem anos de vida.
Este estabelecimento nasceu numa época em que estava no auge a venda de rendas e bordados, de fitas e botões e outros atavios para os vestidos feitos à mão pelo numeroso grupo de costureiras e modistas bracarenses, para serem estreados pelas damas mais elegantes da cidade nas verbenas do Passeio Público (a Avenida Central, então remodelada) ou nas matinées do Theatro Circo, há pouco (em 1915) inaugurado.  
O centenário da Casa Pereira das Violas é um bom motivo para retomarmos o esforço pela preservação do comércio tradicional como expressão de património cultural.
Diáio do Minho - 26 de dezembro de 2017
A Lei n.º 42/2017, de 14 de junho, estabelece o “Regime de reconhecimento e proteção de estabelecimentos e entidades de interesse histórico e cultural ou social local. 

Mais informação:
As Lojas Históricas são Património! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário