INTERVENÇÃO CÍVICA EM DEFESA DO PATRIMÓNIO

A ASPA criou este blogue em 2012, quando comemorou 35 anos de intervenção cívica.
Em janeiro de 2023 comemorou 46 anos de intervenção.
Numa cidade em que as intervenções livres dos cidadãos foram, durante anos, ignoradas, hostilizadas ou mesmo reprimidas, a ASPA, contra ventos e marés, sempre demonstrou, no terreno, que é verdadeiramente uma instituição de utilidade pública.
Numa época em que poucos perseguem utopias, não queremos descrer da presente e desistir do futuro, porque acreditamos que a cidade ideal, "sem muros nem ameias", ainda é possível.

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

ENTRE ASPAS - "Valorização do Património Arqueológico de Braga"

Relembrar a localização da maior parte do património arqueológico existente em Braga e apelar à sua valorização, por parte da CMB, é o principal objetivo deste "entre aspas". 
Quem não conhece tem as referências necessária para descobrir património arqueológico de grande importância turística para Braga, como o Teatro Romano e a domus das Carvalheiras, entre outros, e conhecer os que já estão valorizados, como as Termas Romanas e a domus da Escola Velha da Sé.
Por falta de espaço ficaram por referir vários monumentos de grande importância, já valorizados, tal como a Mamoa de Lamas, os vestígios de uma rua de origem romana e respetivo pórtico (hoje na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva), o pátio central de uma domus no Seminário de Santiago, o mosaico do interior do edifício do Museu D. Diogo de Sousa e as ruínas arqueológicas de S. Martinho de Dume (recentemente inauguradas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário