INTERVENÇÃO CÍVICA EM DEFESA DO PATRIMÓNIO

A ASPA criou este blogue em 2012, quando comemorou 35 anos de intervenção cívica.
Em janeiro de 2024 comemorou 47 anos de intervenção.
Numa cidade em que as intervenções livres dos cidadãos foram, durante anos, ignoradas, hostilizadas ou mesmo reprimidas, a ASPA, contra ventos e marés, sempre demonstrou, no terreno, que é verdadeiramente uma instituição de utilidade pública.
Numa época em que poucos perseguem utopias, não queremos descrer da presente e desistir do futuro, porque acreditamos que a cidade ideal, "sem muros nem ameias", ainda é possível.

segunda-feira, 18 de setembro de 2017

ENTRE ASPAS "Sob pressão: ambiente e paisagem em Braga"


A qualidade dos processos de decisão tende a ganhar com o debate alargado e com a valorização do conhecimento, tanto o académico como o de "experiência feito".
Lamentavelmente, os processos de governação são tendencialmente fechados e poucas vezes sujeitos a discussão, mesmo quando se tomam decisões que marcam o modo como todos vivemos e como, depois de nós, muitas gerações viverão.

No que diz respeito a ambiente e paisagem percebe-se uma grande insatisfação e mal-estar...
Em tempo de campanha eleitoral, há que perceber que o ambiente e a natureza são matérias críticas para as populações, o que contrasta com o estatuto marginal a que tipicamente são votadas. Trata-se de domínios que merecem muito mais atenção e debate do que é habitual. A luta política – séria, competente e transparente – deve, portanto, direcionar-se com mais vigor para estes campos.
Diário do Minho - 18 de setembro 2017





Nenhum comentário:

Postar um comentário