INTERVENÇÃO CÍVICA EM DEFESA DO PATRIMÓNIO

A ASPA criou este blogue em 2012, quando comemorou 35 anos de intervenção cívica.
Em janeiro de 2023 comemorou 46 anos de intervenção.
Numa cidade em que as intervenções livres dos cidadãos foram, durante anos, ignoradas, hostilizadas ou mesmo reprimidas, a ASPA, contra ventos e marés, sempre demonstrou, no terreno, que é verdadeiramente uma instituição de utilidade pública.
Numa época em que poucos perseguem utopias, não queremos descrer da presente e desistir do futuro, porque acreditamos que a cidade ideal, "sem muros nem ameias", ainda é possível.

terça-feira, 5 de maio de 2015

ENTRE ASPAS - "O Estudo e Conservação das Antiguidades do Arcebispado de Braga"

Ampliação
                                        
"O estudo das antiguidades, como outrora se dizia, tem uma longa tradição no Norte de Portugal, que remonta ao séc. XVI. Braga e o Arcebispado contribuíram decisivamente para manter e aprofundar essa tradição. As referências de Dom Rodrigo da Cunha acerca de Bracara Augusta foram comprovadas por estudos arqueológicos do séc. XX e XXI. O primeiro desenho de Arte Rupestre em Portugal (Cachão da Rapa, Vale do Douro) foi divulgado na obra do Contador de Argote. O estudo dos vestígios materiais do passado em Portugal destacou-se em Braga desde o Renascimento, facto que não pode ser ignorado, tal como o contributo de Francisco Martins Sarmento e de Guimarães. 
Esta dinâmica prossegue no séc. XXI."

Nenhum comentário:

Postar um comentário