INTERVENÇÃO CÍVICA EM DEFESA DO PATRIMÓNIO

A ASPA criou este blogue em 2012, quando comemorou 35 anos de intervenção cívica.
Em janeiro de 2023 comemorou 46 anos de intervenção.
Numa cidade em que as intervenções livres dos cidadãos foram, durante anos, ignoradas, hostilizadas ou mesmo reprimidas, a ASPA, contra ventos e marés, sempre demonstrou, no terreno, que é verdadeiramente uma instituição de utilidade pública.
Numa época em que poucos perseguem utopias, não queremos descrer da presente e desistir do futuro, porque acreditamos que a cidade ideal, "sem muros nem ameias", ainda é possível.

domingo, 1 de janeiro de 2012

PEDIDOS DE CLASSIFICAÇÃO


A ASPA instruiu processos de classificação visando a dignificação e protecção de monumentos e sítios de interesse público, nomeadamente:

  • 2005.02                      Barbearia Matos e Sala Egípcia
  • 2002.09                      Casa da Orge

A Casa da Orge, situada na Rua Padre Cruz em Maximinos (Braga), era um exemplar de casa senhorial urbana do séc XVII, posteriormente alterada na 1ª metade do séc XVIII. A Casa foi demolida em 2007 para dar lugar à construção de um prédio!  Uma perda que podia ter sido evitada...

O "Sistema de Abastecimento de Água à Cidade de Braga, no Séc. XVIII", conhecido por Complexo das Sete Fontes, só 17 anos depois foi classificado como Monumento Nacional pelo Decreto nº 16/2011 e a sua ZEP definida pela Portaria nº 576/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário