Ampliar
Ana Macedo, autora deste entre aspas, recorda momentos da História local e nacional, desde finais do séc.XIV, que tiveram como protagonistas antepassados do Senhor Vasco Francisco Jácome de Sousa Pereira de Vasconcelos, conhecido por Senhor da Casa do Avelar.
Ao longo dos séculos a Família conservou um valioso arquivo que Ana Macedo teve o privilégio de estudar in loco nos princípios dos anos de 1990 e que, em 2008, foi doado ao Arquivo Distrital de Braga, em cerimónia pública realizada no Salão Nobre da Universidade do Minho, onde se encontra desde então acessível ao público como fonte de estudo e conhecimento da história da família e da casa, bem como de Braga e da época. Um exemplo que outras famílias poderiam seguir, de modo a garantir a unidade dos arquivos de família e evitar a perda de documentos importantes para Braga.
Relembramos que, em 2017, a ASPA solicitou à Direção Regional de Cultura Norte a classificação da Casa do Avelar e Jardins, que se encontra, desde 2018, debaixo de medidas de proteção cautelares, com Zona Geral de Proteção, pelo facto de se encontrar em vias de classificação.
A DRCN teve em conta a importância arquitectónica e arqueológica do sítio (sobre o traçado da muralha tardo-romana de Bracara Augusta), mas também o valioso conjunto documental que constitui o Arquivo da Casa (ACA), desde 2008 na posse do Arquivo Distrital de Braga (ADB) e, ainda, o facto de a Casa do Avelar se manter ainda hoje um património vivo e um testemunho singular da vivência de uma só família ao longo de mais de quinhentos anos, com o mesmo nome, na mesma casa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário