Ampliar
O Plano de Urbanização das Sete Fontes viabiliza a salvaguarda do monumento e da água que o suporta e tem em vista a criação do EcoParque das Sete Fontes. Os estudos prévios - hidrogeológico e arqueológico - foram o suporte para as decisões (cronologia do processo).
Foi aprovado pelo Executivo Municipal e em Assembleia Municipal, seguido de publicação em Diário da República (2021). Inclui 30 ha de Parque verde público e 30 ha de área florestal privada e 30 ha de área urbana (como frente edificada marginal ao EcoParque), respeitando a Zona Especial de Proteção (ZEP) do Sistema de Abastecimento de Água à Cidade de Braga, no séc. XVIII (Monumento Nacional).
O Estudo Prévio para o EcoParque das Sete Fontes, organizado pela equipa liderada pela Arquiteta Paisagista Teresa Andresen, também foi aprovado pelos órgãos autárquicos. Em 2023, estando aprovadas as Unidades de Execução 6 e 7 (urbanísticas), espera-se que os responsáveis autárquicos avancem com o processo que levará à elaboração do Projeto paisagístico para o EcoParque das Sete Fontes, de acordo com o Estudo Prévio aprovado (memória descritiva).
Importa ter presente que o objetivo principal deste Plano de Urbanização é a criação do EcoParque das Sete Fontes na envolvente do Sistema Hidráulico Setecentista, indispensável à proteção do monumento nacional e do manancial de água que o suporta.
A ASPA considera essencial que o EcoParque seja construído por etapas, conforme previsto, o que pressupõe a existência de um Projeto Paisagístico que, tudo indica, ainda não foi elaborado. Exige um concurso público no sentido de atribuir essa função a uma equipa credenciada que terá por base o Estudo Prévio aprovado.
QUER CONHECER A ÁREA ALVO DO PLANO DE URBANIZAÇÃO E A ÁREA DE CEDÊNCIA QUE SERÁ LIBERTA, PARA O ECOPARQUE, PELAS UE 6 e 7?
Plano de Urbanização das Sete Fontes. Planta de Zonamento
- 30 ha de parque verde público
- 30 ha de área florestal privada
- 30 ha de área urbana com a criação de praças, edificações e vias de circulação; como frente edificada marginal ao EcoParque das Sete Fontes.
Unidade de Execução 6
(delimitada a vermelho)
A área verde desta UE é área de cedência a libertar para o EcoParque das Sete Fontes.
Unidade de Execução 7
(delimitada a vermelho)
A área verde desta UE é área de cedência a libertar para o EcoParque das Sete Fontes.
O Estudo Prévio aprovado prevê "a construção de uma bacia de retenção, que é formalizada pela criação de um lago naturalizado, estudado de forma a que este se possa constituir como uma bacia com a função de acumulação de águas, capaz de minimizar eventuais picos de cheia”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário