INTERVENÇÃO CÍVICA EM DEFESA DO PATRIMÓNIO

A ASPA criou este blogue em 2012, quando comemorou 35 anos de intervenção cívica.
Em janeiro de 2024 comemorou 47 anos de intervenção.
Numa cidade em que as intervenções livres dos cidadãos foram, durante anos, ignoradas, hostilizadas ou mesmo reprimidas, a ASPA, contra ventos e marés, sempre demonstrou, no terreno, que é verdadeiramente uma instituição de utilidade pública.
Numa época em que poucos perseguem utopias, não queremos descrer da presente e desistir do futuro, porque acreditamos que a cidade ideal, "sem muros nem ameias", ainda é possível.

terça-feira, 11 de maio de 2021

ENTRE ASPAS "GEIRA: PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE"

Ampliar

A Câmara Municipal de Terras do Bouro vai formalizar a candidatura da Geira, ou Jeira, a Património da Humanidade. A ASPA congratula-se com a iniciativa e acredita que vai ter sucesso, pois o trajecto, no concelho, é o mais extenso e melhor conservado de via romana em todo o Império Romano - em montanha, com clima oceânico e floresta temperada – e com quantidade excepcional de miliários.


Publicado pela primeira vez em letra de Imprensa, este relatório de Janeiro de 1978 é histórico pois constituiu o ponto de partida para uma intensa colaboração entre o Parque Nacional da Peneda-Gerês, a Universidade do Minho, e a autarquia. Assinala o princípio de um trabalho que prosseguiu até aos dias de hoje, ao longo de mais de 40 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário