INTERVENÇÃO CÍVICA EM DEFESA DO PATRIMÓNIO

A ASPA criou este blogue em 2012, quando comemorou 35 anos de intervenção cívica.
Em janeiro de 2024 comemorou 47 anos de intervenção.
Numa cidade em que as intervenções livres dos cidadãos foram, durante anos, ignoradas, hostilizadas ou mesmo reprimidas, a ASPA, contra ventos e marés, sempre demonstrou, no terreno, que é verdadeiramente uma instituição de utilidade pública.
Numa época em que poucos perseguem utopias, não queremos descrer da presente e desistir do futuro, porque acreditamos que a cidade ideal, "sem muros nem ameias", ainda é possível.

segunda-feira, 11 de março de 2013

ENTRE ASPAS - Ademar Santos, o mosteiro de Tibães e o "Expresso"

O Mosteiro de Tibães é hoje em dia motivo de orgulho para a ASPA e exemplar raro da  salvaguarda, proteção e revitalização do património cultural português.

Foi mais um caso de luta difícil e demorada, para a qual foi decisivo o papel de Ademar Santos, mas que felizmente acabou bem. 
Diário do Minho - 11.03.2013
A defesa do Sistema Hidráulico Setecentista das Sete Fontes é também uma luta antiga da ASPA. 
Demorou 16 anos a ser reconhecido como monumento de valor nacional mas, lamentavelmente, o executivo autárquico bracarense demora a assumi-lo como tal. 
Decorreram quase dois anos desde que foi publicado o Decreto nº 16/2011 e definida a respetiva ZEP, encontra-se ao abandono e não têm ainda Plano de Pormenor de Salvaguarda!



Nenhum comentário:

Postar um comentário