INTERVENÇÃO CÍVICA EM DEFESA DO PATRIMÓNIO

A ASPA criou este blogue em 2012, quando comemorou 35 anos de intervenção cívica.
Em janeiro de 2023 comemorou 46 anos de intervenção.
Numa cidade em que as intervenções livres dos cidadãos foram, durante anos, ignoradas, hostilizadas ou mesmo reprimidas, a ASPA, contra ventos e marés, sempre demonstrou, no terreno, que é verdadeiramente uma instituição de utilidade pública.
Numa época em que poucos perseguem utopias, não queremos descrer da presente e desistir do futuro, porque acreditamos que a cidade ideal, "sem muros nem ameias", ainda é possível.

quinta-feira, 23 de setembro de 2021

QUEM CALA CONSENTE. VAI calar ou VOTAR?

QUEM CALA CONSENTE!”  ... diz o POVO. Vai calar ou vai VOTAR?

Na tertúlia que realizámos no Museu Nogueira da Silva, na Semana da Democracia (Manifesto Contra a Indiferença), Manuel Sarmento lançou a debate a temática “Cidadania”. Explicitou o conceito de Cidadania Participativa e seu impacto nas eleições que vão legitimar o exercício de funções, neste caso a nível autárquico, às equipas a quem este ato democrático atribuir a função de governar o concelho (Executivo Municipal) ou acompanhar e fiscalizar a atividade da Câmara Municipal (Assembleia Municipal). A liderança das Juntas de Freguesia/Uniões de Freguesia e respetivas Assembleias de Freguesia, também terá lugar no dia 26 de setembro.

A Cidadania Participativa exerce-se no quotidiano, individualmente ou no âmbito da ação das organizações da sociedade civil. Motiva a busca de respostas, por parte de cidadãos/ãs, relativamente a problemáticas existentes e respetivas causas, conduzindo a intervenção na vida da cidade/concelho de formas variadas: questionando, através dos canais próprios (municipe@cm-braga.pt); identificando problemas e sugerindo soluções a quem exerce funções executivas;  participando nos processos de discussão pública;  participando na Assembleia Municipal, no período destinado ao público, etc. Quem participa na vida da cidade/concelho vai conhecendo a posição de candidatos que agora se apresenta a votos, sobre os diversos assuntos que relativos à cidade/concelho. 

A Cidadania Representativa é operacionalizada através das listas de candidatos e respetivo Programa Eleitoral.

Compete ao Cidadão, como eleitor, informar-se, para que seja capaz de distinguir promessas estruturadas de promessas demagógicas.

Muita gente se questiona se deve votar, pois não conhece os candidatos, não sabe se são pessoas com conhecimentos e perfil de liderança que lhes permita cumprir promessas. Nos próximos quatro anos não descanse; mantenha papel ativo como cidadão, participando na vida da cidade/concelho onde reside.

Não esqueça: BRAGA A TODOS NÓS PERTENCE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário