INTERVENÇÃO CÍVICA EM DEFESA DO PATRIMÓNIO

A ASPA criou este blogue em 2012, quando comemorou 35 anos de intervenção cívica.
Em janeiro de 2023 comemorou 46 anos de intervenção.
Numa cidade em que as intervenções livres dos cidadãos foram, durante anos, ignoradas, hostilizadas ou mesmo reprimidas, a ASPA, contra ventos e marés, sempre demonstrou, no terreno, que é verdadeiramente uma instituição de utilidade pública.
Numa época em que poucos perseguem utopias, não queremos descrer da presente e desistir do futuro, porque acreditamos que a cidade ideal, "sem muros nem ameias", ainda é possível.

segunda-feira, 30 de agosto de 2021

RECOLHIMENTO DAS CONVERTIDAS: quase 10 anos de alertas no sentido da salvaguarda do monumento (2012-2021)










O Recolhimento de Santa Maria Madalena ou das Convertidas, respetiva Cerca e Capela de São Gonçalo, é um conjunto relevante de autenticidade memorial do Barroco conventual em Portugal. Pertence ao Ministério da Administração Interna.
Desde final da década de 90, do séc. XX, que a ASPA tem actuado no sentido da defesa e valorização deste bem cultural classificado como imóvel de importância nacional (Imóvel de Interesse Público), junto das entidades a quem compete a sua salvaguarda.
Partilhamos, mais uma vez, os alertas da ASPA sobre a situação em que se encontra este monumento que, há anos, pertencia ao Governo Civil de Braga. Constata-se que a situação atual não tem contribuído para a salvaguarda e valorização do monumento, pelo que se espera que, em breve, seja integrado na CIM Cávado. 
 

                                                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário