INTERVENÇÃO CÍVICA EM DEFESA DO PATRIMÓNIO

A ASPA criou este blogue em 2012, quando comemorou 35 anos de intervenção cívica.
Em janeiro de 2023 comemorou 46 anos de intervenção.
Numa cidade em que as intervenções livres dos cidadãos foram, durante anos, ignoradas, hostilizadas ou mesmo reprimidas, a ASPA, contra ventos e marés, sempre demonstrou, no terreno, que é verdadeiramente uma instituição de utilidade pública.
Numa época em que poucos perseguem utopias, não queremos descrer da presente e desistir do futuro, porque acreditamos que a cidade ideal, "sem muros nem ameias", ainda é possível.

segunda-feira, 30 de agosto de 2021

ENTRE ASPAS "Um novo mau vizinho do Recolhimento das Convertidas: um hotel excessivo"


RECOLHIMENTO DAS CONVERTIDAS
Na sequência de textos anteriores, partilhamos, novamente, a preocupação já demonstrada pela ASPA, junto do Município de Braga e da DRCN, pelo risco a que ficará sujeito o Recolhimento das Convertidas caso avance o projecto de um hotel de grande volumetria, contíguo ao monumento. Os impactos desta construção podem ameaçar a estabilidade do monumento e a sua integridade patrimonial.


    fonte: Google Earth                          Ampliar

Destacamos alguns parágrafos deste entre aspas:

O Recolhimento das Convertidas, respetiva Cerca e Capela de São Gonçalo é, desde 2012, Monumento de Interesse Público. Tem uma zona especial de proteção (ZEP) que cruza ZEPs de outros monumentos, onde a empresa promotora do hotel prevê construir novos edifícios, contando com o parecer favorável da DRCN, datado de 2018 e confirmado em 2019.

Estranhamos, desde logo, o parecer favorável da DRCN, sem qualquer referência à proximidade do Recolhimento das Convertidas. Também estranhamos muito o facto de o PIP ser aprovado com voto contra do Vereador do Urbanismo e Património. 

Em julho contactámos de novo a DRCN, alertando, mais uma vez, que um hotel com edificado de grande volumetria e estacionamento subterrâneo, no espaço adjacente ao monumento barroco e ocupando a respetiva ZEP, iria colocar em risco as Convertidas. 

Uma vez que a edificação anunciada pelos promotores pressupõe grande intervenção no solo, colocam-se questões pertinentes: qual o tipo de solo que esperam encontrar? haverá necessidade de fazer detonações, tal como está a acontecer no quarteirão junto à rua de S. Vicente? ou é imprevisível?

Preocupa-nos o perigo a que ficará sujeito o Recolhimento das Convertidas durante a construção do hotel, uma vez que a obra implica intervir no solo, junto ao monumentoSendo grande a fragilidade das estruturas de madeira, que suportam o monumento barroco, fica em risco a sua salvaguarda, segurança, integridade e monumentalidade.  

Saliente-se ainda a importância particular da sua cerca traseira com um muro conventual que dá para a rua de São Gonçalo, e que é um espaço integrado de todo o conjunto patrimonial. Surpreendeu-nos que, no espaço da Cerca, o projeto referisse "possível ligação ao Recolhimento das Convertidas".

Por que razão, entre 2019 e 2021, há total silêncio sobre este assunto? A ASPA insistiu, várias vezes, junto de várias entidades, no sentido da clarificação deste assunto.

Esperamos, da parte do Ministério da Administração Interna (proprietário do monumento), da Câmara Municipal de Braga e CIM Cávado, bem como da Direção Regional de Cultura Norte, uma ação conjunta de modo a evitar a perda do monumento barroco e respetiva cerca. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário