INTERVENÇÃO CÍVICA EM DEFESA DO PATRIMÓNIO

A ASPA criou este blogue em 2012, quando comemorou 35 anos de intervenção cívica.
Em janeiro de 2023 comemorou 46 anos de intervenção.
Numa cidade em que as intervenções livres dos cidadãos foram, durante anos, ignoradas, hostilizadas ou mesmo reprimidas, a ASPA, contra ventos e marés, sempre demonstrou, no terreno, que é verdadeiramente uma instituição de utilidade pública.
Numa época em que poucos perseguem utopias, não queremos descrer da presente e desistir do futuro, porque acreditamos que a cidade ideal, "sem muros nem ameias", ainda é possível.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

IMPORTÂNCIA DO PARQUE ARBÓREO EM BRAGA

Em Braga, o debate centrado na forma como o município tem lidado com as árvores já não é recente.

A ASPA procurou promover a reflexão relativamente a esta problemática, junto do executivo municipal, do serviço autárquico com responsabilidades na matéria e de técnicos que tomam decisões no terreno, de modo a incentivar uma política ambiental, de âmbito local, que garanta um parque arbóreo que corresponda às exigências do presente e do futuro. E alertou a população, para que não houvesse dúvidas quanto às consequências de podas desnecessárias, errada ou inadequadas, e/ou do abate de árvores saudáveis, de modo a evitar a pressão junto do município no sentido da realização de podas ou abates que não se justificam.

Relembramos, neste final de 2020, o histórico desta luta em que a ASPA tem mantido um papel ativo e, por vezes, incómodo.  Esperando que esta informação seja útil a quem, mais recentemente, se aliou a esta luta.

A intenção, por parte do município, de abater elevado número de exemplares, em espaço público da área urbana, foi divulgada no final de 2018. De imediato a ASPA atuou junto do vereador do Ambiente e do Presidente da CMB, no sentido de evitar a perda de árvores em bom estado fitossanitário, apelando à realização de um estudo atual, por entidade acreditada.
O estudo fitossanitário realizado pela UTAD avançou, em bom tempo, na sequência do nosso alerta.

Vejamos, então, a sequência de acontecimentos que evitaram, em 2019, o abate de um número significativo de exemplares que, segundo o estudo da UTAD, não se justificava. 
  • o município tencionava abater 123 árvores nas freguesias urbanas de S. Victor e S. Vicente; 
  • na sequência do estudo realizado pela UTAD (junho 2019), que incluiu 288 árvores indicadas polo município, foram sinalizadas 31 para abate, 94 para podas e 4 para tratamento fitossanitário; 8 árvores mortas para retirar.
  • assim, das 123 árvores previstas para abate, só 31 (+8) deviam ser retiradas. 
Perante o estudo compete ao município atuar no sentido da gestão do parque arbóreo. 
Mas a ação cidadã compete aos munícipes...  

A gestão do parque arbóreo é um assunto de grande importância ambiental, na medida em que tem consequências diretas a nível local e, como tal, espera-se (sempre se esperou) uma atenção especial por parte dos partidos políticos com representação na Assembleia Municipal.   
Os alertas da ASPA, através dos entre aspas quinzenais são, muito frequentemente, um apelo à reflexão e à ação no sentido da defesa do interesse público: por parte do município, dos partidos políticos e dos cidadãos.

Louvamos a ação cidadã em defesa das árvores (finalmente), esperando que seja genuína, em defesa de um património que a todos pertence. 

É importante não esquecer que, no presente e no futuro, face às alterações climáticas que se anunciam para as próximas décadas, o parque arbóreo é essencial à qualidade de vida em zona urbana e, também, à preservação da biodiversidade. 
Chamamos à atenção, mais uma vez, para a importância da revisão do Título II do Código Regulamentar de Braga, relativo a Espaços Verdes, de modo a que:
  • seja atualizado face aos desafios ambientais atuais: combate a espécies invasoras, alterações climáticas, etc.;
  • estabeleça o quadro de transferência de atribuições  e competências para as autarquias locais (Juntas de Freguesia/Uniões de Freguesia), em matéria  de manutenção e gestão de espaços verdes (espécies adequadas, manutenção, etc.). 
Relembramos alertas e tomadas de posição da ASPA em defesa do parque arbóreo situado em espaço público... 

Ampliar                                                          Ampliar

Ampliar                                                                    Ampliar



    





 Ampliar                                           Ampliar
Outros alertas:
2019
- Braga: qual o estado de saúde do parque arbóreo  (trabalho de campo da UTAD em julho de 2019) ...mais informação
2018
2017:
2016:
2015:
2014: 
2013: 
2012:
2011:
2004:
2001:
- Património arbóreo urbano - Quo Vadis?

         

Nenhum comentário:

Postar um comentário