INTERVENÇÃO CÍVICA EM DEFESA DO PATRIMÓNIO

A ASPA criou este blogue em 2012, quando comemorou 35 anos de intervenção cívica.
Em janeiro de 2023 comemorou 46 anos de intervenção.
Numa cidade em que as intervenções livres dos cidadãos foram, durante anos, ignoradas, hostilizadas ou mesmo reprimidas, a ASPA, contra ventos e marés, sempre demonstrou, no terreno, que é verdadeiramente uma instituição de utilidade pública.
Numa época em que poucos perseguem utopias, não queremos descrer da presente e desistir do futuro, porque acreditamos que a cidade ideal, "sem muros nem ameias", ainda é possível.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

ENTRE ASPAS: "Memória, património e preservação digital: para quando uma política nacional coerente?"

"Muito se fala hoje em dia, e porque é essa mesma a natureza do tempo em que vivemos, da digitalização do património cultural, da sua identificação, descrição, armazenamento, preservação e comunicação através de bases de dados, bibliotecas, arquivos e museus digitais."

Ampliar o texto 

Memória, património e preservação digital: para quando uma política nacional coerente?
Manuela Barreto Nunes apresenta exemplos de boas práticas nesta matéria.  E alerta para a importância de uma política nacional capaz de utilizar os fundos europeus destinados a digitalização do património no sentido da criação de infraestruturas que sirvam todo o país, permitindo que as regiões desenvolvam os seus próprios programas, criem as bibliotecas, arquivos e museus que representam a herança local e a memória de proximidade ancorados num sistema sólido e com garantias. 

Mais informação sobre o assunto:

CYARK   EUROPEANA    RNOD: Registo Nacional de Objetos Digitais

Em breve a AquaLibri (Biblioteca Digital do Cávado) na CIM Cávado

Nenhum comentário:

Postar um comentário