INTERVENÇÃO CÍVICA EM DEFESA DO PATRIMÓNIO

A ASPA criou este blogue em 2012, quando comemorou 35 anos de intervenção cívica.
Em janeiro de 2023 comemorou 46 anos de intervenção.
Numa cidade em que as intervenções livres dos cidadãos foram, durante anos, ignoradas, hostilizadas ou mesmo reprimidas, a ASPA, contra ventos e marés, sempre demonstrou, no terreno, que é verdadeiramente uma instituição de utilidade pública.
Numa época em que poucos perseguem utopias, não queremos descrer da presente e desistir do futuro, porque acreditamos que a cidade ideal, "sem muros nem ameias", ainda é possível.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

CONVERSAS SOBRE IMAGENS DE BRAGA - 2ª sessão

A  2ª sessão de "Conversas sobre Imagens de Braga", desta vez centrada em imagens do séc XVIII, manteve uma plateia atenta durante 1 hora*, observando e interpretando imagens, mas também ouvindo relatos associados às transformações sofridas por monumentos, edificado, ruas e praças da cidade.

Os participantes foram desafiados a descobrir uma Braga grandiosa, semelhante a cidades que todos conhecemos e que ao longo dos tempos souberam preservar o património herdado do passado. Alguns edifícios emblemáticos da cidade atual, visíveis nas imagens do séc. XVIII, encaixavam noutros semelhantes que, infelizmente, deixaram de existir. 
O executivo autárquico bracarense, responsável pelos destinos da cidade nas últimas décadas, bem podia ter invertido esse processo de descaracterização mas, lamentavelmente, o resultado da política adotada quanto aos monumentos, ao edificado e ao espaço público, está à vista de todos. 





*  limite estipulado para a sessão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário