INTERVENÇÃO CÍVICA EM DEFESA DO PATRIMÓNIO

A ASPA criou este blogue em 2012, quando comemorou 35 anos de intervenção cívica.
Em janeiro de 2023 comemorou 46 anos de intervenção.
Numa cidade em que as intervenções livres dos cidadãos foram, durante anos, ignoradas, hostilizadas ou mesmo reprimidas, a ASPA, contra ventos e marés, sempre demonstrou, no terreno, que é verdadeiramente uma instituição de utilidade pública.
Numa época em que poucos perseguem utopias, não queremos descrer da presente e desistir do futuro, porque acreditamos que a cidade ideal, "sem muros nem ameias", ainda é possível.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

ENTRE ASPAS - 2015

                   1º Entre Aspas de 2015
Último Entre Aspas de 2015

A coluna Entre Aspas, do Diário do Minho, é um espaço de divulgação e reflexão centrada no património. Um espaço onde a ASPA (Associação para o Estudo, Defesa e Divulgação do Património Cultural e Natural) partilha, com os seus leitores, informação e preocupações relativas ao património. Esta colaboração permitiu, durante décadas, alertar a opinião pública e as instituições para o risco em que se encontravam recursos valiosos herdados do passado: Bracara Augusta, Mosteiro de Tibães, Complexo das Sete Fontes, Recolhimento das Convertidas,  espaço público, etc.
Partimos do princípio que só será capaz de defender e proteger o património quem o conhece, reconhece o seu valor e o considera parte da nossa história e memória comum.

Em 2015 foram várias as problemáticas tratadas:

APRENDER HISTÓRIA DESCOBRINDO A CIDADE

PATRIMÓNIO EM RISCO

Nenhum comentário:

Postar um comentário