INTERVENÇÃO CÍVICA EM DEFESA DO PATRIMÓNIO

A ASPA criou este blogue em 2012, quando comemorou 35 anos de intervenção cívica.
Em janeiro de 2023 comemorou 46 anos de intervenção.
Numa cidade em que as intervenções livres dos cidadãos foram, durante anos, ignoradas, hostilizadas ou mesmo reprimidas, a ASPA, contra ventos e marés, sempre demonstrou, no terreno, que é verdadeiramente uma instituição de utilidade pública.
Numa época em que poucos perseguem utopias, não queremos descrer da presente e desistir do futuro, porque acreditamos que a cidade ideal, "sem muros nem ameias", ainda é possível.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

ENTRE ASPAS - "Apontamentos para a Memória Fotográfica da Cidade (2)

Os arquivos fotográficos Manuel Carneiro e Arcelino foram recebidos pela ASPA por doação de famílias barcarenses. Retratam Braga e outros locais do Minho entre finais do séc. XIX e meados do séc. XX.
O protocolo celebrado entre a ASPA e o Museu Nogueira da Silva, para além de permitir o tratamento e conservação dos negativos, constituiu o ponto de partida para a constituição do Centro de Documentação Fotográfico (1979), hoje FOTOTECA,   existente neste Museu. Um dos primeiros espaços dedicados à preservação da fotografia.
Com a alteração sucessiva da cidade em reestruturações, requalificações e destruições que têm apagado a memória urbana, é visível a necessidade e o empenho dos cidadãos em salvaguardar essa memória.
Em Conversas sobre as imagens de Braga, iniciativa organizada por António José Mendes e Eduardo Pires de Oliveira, da ASPA, que tem contado com grande adesão por parte dos bracarenses, os participantes têm a oportunidade de trocar informação e reflectir com base em imagens guardadas (fotografias antigas, bilhetes de espetáculos e transportes, mapas antigos, etc.) testemunhos de vivências passadas que alguns conservam ainda na memória. 
* Conversas sobre imagens de Braga realiza-se na 1ª quinta-feira de cada mês, às 18:00H, no Museu Nogueira da Silva. 
Texto anterior: "Apontamentos para a Memória da Cidade (1)"


Nenhum comentário:

Postar um comentário