INTERVENÇÃO CÍVICA EM DEFESA DO PATRIMÓNIO

A ASPA criou este blogue em 2012, quando comemorou 35 anos de intervenção cívica.
Em janeiro de 2023 comemorou 46 anos de intervenção.
Numa cidade em que as intervenções livres dos cidadãos foram, durante anos, ignoradas, hostilizadas ou mesmo reprimidas, a ASPA, contra ventos e marés, sempre demonstrou, no terreno, que é verdadeiramente uma instituição de utilidade pública.
Numa época em que poucos perseguem utopias, não queremos descrer da presente e desistir do futuro, porque acreditamos que a cidade ideal, "sem muros nem ameias", ainda é possível.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

ENTRE ASPAS - "Apontamentos para a Memória Fotográfica da Cidade (1)"

A ASPA recebeu há cerca de 30 anos por doação voluntária, generosa e, ao tempo, pioneira os arquivos fotográficos de Manuel Carneiro e Arcelino, espólios fotográficos  patrimonialmente muito valiosos, que retratam a cidade de Braga, mas também Guimarães, Barcelos, Viana do Castelo e outras zonas do Minho, desde início a meados do séc. XX. 
Esses espólios, que incluem grande número de negativos em vidro, encontram-se à guarda do Museu Nogueira da Silva por protocolo de cedência entre a ASPA e a Universidade do  Minho, onde se mantêm conservados graças à Fototeca ali existente. 
(Para ler o texto abrir hiperligação em novo separador)

Diário do Minho - 13 janeiro 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário