INTERVENÇÃO CÍVICA EM DEFESA DO PATRIMÓNIO

A ASPA criou este blogue em 2012, quando comemorou 35 anos de intervenção cívica.
Em janeiro de 2023 comemorou 46 anos de intervenção.
Numa cidade em que as intervenções livres dos cidadãos foram, durante anos, ignoradas, hostilizadas ou mesmo reprimidas, a ASPA, contra ventos e marés, sempre demonstrou, no terreno, que é verdadeiramente uma instituição de utilidade pública.
Numa época em que poucos perseguem utopias, não queremos descrer da presente e desistir do futuro, porque acreditamos que a cidade ideal, "sem muros nem ameias", ainda é possível.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

CAMINHADA ÀS SETE FONTES - 26 de maio de 2013

Por que motivo a envolvente do Sistema Hidráulico Setecentista (ZEP do monumento nacional)  não foi até agora assumida como área por excelência para o tão esperado Parque da Cidade (Braga)?
Assumir a área da ZEP das Sete Fontes como território concelhio a salvaguardar e valorizar, não seria o expectável face às potencialidades que apresenta?
Uma imagem diz mais do que mil palavras...
A caminhada do dia 26 de maio foi uma surpresa para muitos dos participantes que pela primeira vez visitaram o Complexo das Sete Fontes.
Os momentos de espera para entrada nas galerias das mães-d`água foi longo, mas no final não havia dúvidas de que valeu a pena. A surpresa foi grande face à força da água que "nasce" no interior das minas e ao trabalho da pedra que forma as galerias subterrâneas e as mães-d`água barrocas. 
Muitos questionaram por que motivo o monumento está abandonado e por que motivo a CMB tem insistido nas urbanizações em área de ZEP e na construção de uma estrada atravessando o Complexo! 










Nenhum comentário:

Postar um comentário