Em 2021, no verão, fomos surpreendidos com o anúncio de venda de um edifício romântico, dos primórdios do séc. XX, publicitando a "possibilidade de conversão em 8 habitações T0".
Tratando-se de um edifício em excelente estado de conservação, com fachada azulejar e painéis interiores de azulejos, lanternim, ampla escadaria central e outros madeiramentos ornamentais, solicitámos ao Senhor Presidente da Câmara Municipal de Braga (9 de setembro de 2021) a abertura do procedimento de classificação como imóvel de interesse municipal, para o edifício nº 87, da Rua de S. Victor, em Braga (freguesia de S. Victor).
A classificação deste edifício, como monumento de interesse municipal, foi ponto da ordem de trabalhos da reunião de Executivo Municipal de Braga, desta segunda-feira (13 de junho). Foi uma boa notícia para a ASPA, uma vez que alertou o Senhor Presidente e o anterior Vereador do Património para a urgência dessa classificação.
Aguardamos a classificação como BEM IMÓVEL DE INTERESSE MUNICIPAL.
Esperamos, também, uma atenção especial da parte de quem exerce funções políticas e técnicas no município, relativamente a este e outros edifícios com valor arquitectónico, pois Braga tem perdido património arquitectónico relevante, apesar de alertas da ASPA no sentido da sua salvaguarda. Infelizmente!
Tudo indica que se evitou a transformação deste edifício em habitações T0.
Continuamos a aguardar que a "Alteração ao título III, da Parte B, do Código Regulamentar do Município de Braga - Centro Histórico" seja assunto da ordem de trabalhos do Executivo Municipal de Braga, uma vez que a participação pública nesse processo de revisão do Regulamento de Salvaguarda do Centro Histórico decorreu de julho a setembro de 2020 e, desde então, tudo indica que foi esquecido.
Solicitamos, ao Senhor Presidente da CMB, o documento que resultou da referida discussão pública, que nunca recebemos. Assim, tudo indica que as preocupações mais atuais em matéria de defesa e proteção do património não são, ainda, um referencial em Braga.
Braga tem perdido património arquitectónico relevante, apesar de alertas da ASPA no sentido da sua salvaguarda. Infelizmente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário