INTERVENÇÃO CÍVICA EM DEFESA DO PATRIMÓNIO

A ASPA criou este blogue em 2012, quando comemorou 35 anos de intervenção cívica.
Em janeiro de 2023 comemorou 46 anos de intervenção.
Numa cidade em que as intervenções livres dos cidadãos foram, durante anos, ignoradas, hostilizadas ou mesmo reprimidas, a ASPA, contra ventos e marés, sempre demonstrou, no terreno, que é verdadeiramente uma instituição de utilidade pública.
Numa época em que poucos perseguem utopias, não queremos descrer da presente e desistir do futuro, porque acreditamos que a cidade ideal, "sem muros nem ameias", ainda é possível.

segunda-feira, 10 de julho de 2017

ENTRE ASPAS: "As Duas Pirogas Proto-Históricas do Rio Lima"

As duas pirogas do rio Lima são as embarcações mais antigas até agora recolhidas em Portugal. As datações de Carbono 14 situam-nas no século IV-III antes de Cristo, ou em plena Idade do Ferro. 
Que regressem ao seu lugar de origem, em Viana do Castelo, é o voto que formulamos.
Texto integra aqui.
Diário do Minho - 10 julho 2017
Notas:
1)    Foram recolhidas outras pirogas (mais 4) mas datam de épocas mais recentes da Alta Idade Média.
2)    Para mais dados e pormenores das pirogas 4 e 5 do Lugar da Passagem, consultar o excelente artigo de Francisco Alves e Eric Rieth.
3)    Para mais informações sobre o “naufrágio” do Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática e o estado (mau) da salvaguarda e estudo do património subaquático, consultar o artigo de Lucinda Canelas em “O Público”. Ou o artigo “Tesouros do Mar Português. História Submersa”, na revista Visão de 6 de Julho de 2017, da autoria de Patrícia Fonseca, com excelentes imagens e infografias.
Piroga 5, imagem reproduzida do artigo de Francisco Alves e Eric Rieth, As Pirogas 4 e 5 do rio Lima. Trabalhos do CNANS, 21, Instituto Português de Arqueologia, 2007, Lisboa



Mapa do Lugar da Passagem (Google Earth)

Nenhum comentário:

Postar um comentário