INTERVENÇÃO CÍVICA EM DEFESA DO PATRIMÓNIO

A ASPA criou este blogue em 2012, quando comemorou 35 anos de intervenção cívica.
Em janeiro de 2023 comemorou 46 anos de intervenção.
Numa cidade em que as intervenções livres dos cidadãos foram, durante anos, ignoradas, hostilizadas ou mesmo reprimidas, a ASPA, contra ventos e marés, sempre demonstrou, no terreno, que é verdadeiramente uma instituição de utilidade pública.
Numa época em que poucos perseguem utopias, não queremos descrer da presente e desistir do futuro, porque acreditamos que a cidade ideal, "sem muros nem ameias", ainda é possível.

quarta-feira, 16 de julho de 2014

O "MOSTEIRO DE TIBÃIS" - é Património Nacional desde 1944!

A propósito da notícia publicada no Correio do Minho do passado dia 13 de julho, pág. 8, cumpre-nos chamar a atenção para a informação disponível no website da Direção-Geral do Património Cultural relativa ao Mosteiro de Tibães:
  • "Igreja e mosteiro de Tibãis, fontes e construções arquitectónicas da respectiva quinta, situados na freguesia de Mire de Tibãis, Braga" têm, desde 1944, o estatuto de Imóvel de Interesse Público (atualmente monumento de interesse público); 
  • Em 1949 foi publicada uma zona especial de proteção, revista e melhorada em 1994;
  • Em 1987 passou a Património do Estado/ Nacional;
  • Em 2013 a DRCNorte apresentou Proposta de reclassificação como MN, com a designação de "Mosteiro de Tibães".

Lamentamos o lapso. O estatuto de Monumento Nacional é mais do que merecido, pelo que consideramos importantes as iniciativas que tenham em vista a reclassificação do Mosteiro de Tibães.

Caso persista alguma dúvida sobre o valor patrimonial do Mosteiro de Tibães, poderá ser ainda consultada  a informação disponível no SIPA - Sistema de Informação para o Património Arquitectónico. E também o texto "Felizmente há luar!"

Correio do Minho - 13 julho 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário