INTERVENÇÃO CÍVICA EM DEFESA DO PATRIMÓNIO

A ASPA criou este blogue em 2012, quando comemorou 35 anos de intervenção cívica.
Em janeiro de 2023 comemorou 46 anos de intervenção.
Numa cidade em que as intervenções livres dos cidadãos foram, durante anos, ignoradas, hostilizadas ou mesmo reprimidas, a ASPA, contra ventos e marés, sempre demonstrou, no terreno, que é verdadeiramente uma instituição de utilidade pública.
Numa época em que poucos perseguem utopias, não queremos descrer da presente e desistir do futuro, porque acreditamos que a cidade ideal, "sem muros nem ameias", ainda é possível.

segunda-feira, 5 de maio de 2014

ENTRE ASPAS - "SALÃO EGÍPCIO – mais vale tarde do que nunca! "

O Salão Egípcio é um entre muitos exemplos de caso adiado, ao longo de anos, pela Câmara Municipal de Braga! Trata-se de uma peça pictórica dos anos 30, evocando cenas da era dos Faraós, pintada por Lúcio Fânzeres, pintor bracarense nascido no início do séc. XX.
Muitos bracarenses se questionam hoje em dia, como foi possível nada ser feito para salvar este exemplar atípico de pinturas interiores. Mas, na verdade, muitas foram as tentativas para as salvar...
Desde 2001 que José Moreira dedicou "entre aspas" ao Salão Egípcio, alertando para a importância e urgência da sua salvaguarda. Mais tarde, em 2005, a ASPA apresentou um pedido de classificação ao IGESPAR.
Diário do Minho - 5 Maio 2014
Para quando a classificação do Salão Egípcio como imóvel de interesse municipal? 
Terá chegado o momento de homenagear este ilustre pintor bracarense e garantir a salvaguarda e valorização da obra pictórica que nos deixou, bem como do edifício que lhe dá corpo, mantendo a identidade daquele espaço? Esperamos que sim!                  

 
Fotos do Salão Egípcio cedidas por Fernando Mendes 


Fotos do telhado cedidas por Rafael Macedo



Nenhum comentário:

Postar um comentário