INTERVENÇÃO CÍVICA EM DEFESA DO PATRIMÓNIO

A ASPA criou este blogue em 2012, quando comemorou 35 anos de intervenção cívica.
Em janeiro de 2023 comemorou 46 anos de intervenção.
Numa cidade em que as intervenções livres dos cidadãos foram, durante anos, ignoradas, hostilizadas ou mesmo reprimidas, a ASPA, contra ventos e marés, sempre demonstrou, no terreno, que é verdadeiramente uma instituição de utilidade pública.
Numa época em que poucos perseguem utopias, não queremos descrer da presente e desistir do futuro, porque acreditamos que a cidade ideal, "sem muros nem ameias", ainda é possível.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

ADEMAR e ASPA


A Escola Sec. Camilo Castelo Branco, de V N Famalicão acaba de editar um livro dedicado ao Ademar Ferreira dos Santos, seu antigo professor desaparecido há 2 anos, intitulado “E ofereço-me às palavras para sobreviver com elas”.
O Ademar é uma figura marcante na história da ASPA, tendo integrado o seu Conselho Directivo nos anos 80 e integrando a mesa da Assembleia Geral até nós deixar.
Protagonizou muitos dos grandes combates travados pela ASPA nas últimas das duas décadas do século passado, sendo de destacar o seu papel decisivo na denúncia do abandono em que se encontrava o mosteiro de Tibães. Foi secretário geral do II encontro das Associações de Defesa do Património, escreveu largas dezenas de “Entre Aspas”, colaborou na “Mínia”, enfim, teve uma intensa e dedicada vida associativa.
O livro que é publicado em sua homenagem reúne depoimentos de familiares, colegas, alunos e amigos, entre os quais figuram alguns dos seus companheiros nesses combates, casos de  António M. Baptista, Artur Moura, Eduardo J. Madureira, Francisco Sande Lemos, Jorge Curado, José Dias, Manuela B. Nunes, Miguel Bandeira,  Pedro Bacelar, Pe Silva Araújo (nosso sócio honorário) e Henrique Barreto Nunes, que colaborou na coordenação do volume em representação da ASPA.
“E ofereço-me às palavras para sobreviver com elas” será apresentado por João Lobo na ESCCB, em V N Famalicão, no próximo dia 6 de Junho às 21:30 H. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário