INTERVENÇÃO CÍVICA EM DEFESA DO PATRIMÓNIO

Em 2012 a ASPA comemorou 35 anos de intervenção em Braga. Criou, nessa data, este blogue.
Em 2017 comemora 40 anos de intervenção.
Numa cidade em que as intervenções livres dos cidadãos foram, durante anos, ignoradas, hostilizadas ou mesmo reprimidas, a ASPA, contra ventos e marés, sempre demonstrou, no terreno, que é verdadeiramente uma instituição de utilidade pública.
Numa época em que poucos perseguem utopias, não queremos descrer da presente e desistir do futuro, porque acreditamos que a cidade ideal, "sem muros nem ameias", ainda é possível.
DEZEMBRO DE 2013
O novo executivo municipal suspende o PDM na área da ZEP das Sete Fontes.
Foi dado o 1º passo e há, finalmente, a esperança para o Monumento Nacional.

JUNHO DE 2015
O PDM aprovado na Assembleia Municipal de Braga prevê área de construção em ZEP do Monumento Nacional.
Novamente um futuro incerto para o Complexo das Sete Fontes?!

MARÇO de 2016
Publicada a Declaração nº16/2016, de 3 de março, que revoga o despacho que aprovou a constituição de faixa de reserva "non aedificandi" para o lanço da EN 103-Variante de Gualtar, entre o Nó do Hospital e o Nó Norte (Nó do Fojo).
É o fim da variante que atravessaria o Complexo das Sete Fontes e tanto preocupava os defensores do Monumento Nacional.

terça-feira, 17 de abril de 2012

"Património Cultural, a biografia de um povo"

Portugal é um país com uma grande riqueza cultural que os portugueses nem sempre têm sabido respeitar, salvaguardar e valorizar, correndo-se o risco de se perderem para sempre vertentes dessa herança que nos foi deixada pelos nossos antepassados. 
Lamentavelmente Portugal apostou quase em exclusivo nas grandes obras, esquecendo estes recursos com grande importância a nível turístico e que são essenciais ao desenvolvimento sustentável do país.
Para contrariar essa tendência, que lamentavelmente se instalou em Portugal, aqui fica um texto que facilitará com certeza  a reflexão sobre a importância da preservação dessa memória colectiva do povo português e que poderá ser utilizado no âmbito de trabalhos escolares. 
(Para ler o texto abrir hiperligação em novo separador)

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