INTERVENÇÃO CÍVICA EM DEFESA DO PATRIMÓNIO

A ASPA criou este blogue em 2012, quando comemorou 35 anos de intervenção cívica.
Em janeiro de 2023 comemorou 46 anos de intervenção.
Numa cidade em que as intervenções livres dos cidadãos foram, durante anos, ignoradas, hostilizadas ou mesmo reprimidas, a ASPA, contra ventos e marés, sempre demonstrou, no terreno, que é verdadeiramente uma instituição de utilidade pública.
Numa época em que poucos perseguem utopias, não queremos descrer da presente e desistir do futuro, porque acreditamos que a cidade ideal, "sem muros nem ameias", ainda é possível.

sábado, 17 de agosto de 2024

ENTRE ASPAS "IMPRESSÕES SOBRE A CIDADE. Os arquivos fotográficos de Manuel Carneiro e Arcelino de Azevedo"






JÁ VISITOU A EXPOSIÇÃO?  Termina no próximo sábado, 31 de agosto.

Aproveite para conhecer a imagem urbana de Braga, de final do séc. XIX até meados do séc. XX.
 






Ampliar

Decorridos quase cinquenta anos da criação do Centro de Documentação Fotográfica (Fototeca do Museu Nogueira da Silva), tardava a realização de uma grande exposição, agora concretizada, sobre dois dos importantes arquivos ali preservados, a exposição “Na Sublimação do Tempo: Braga nos Arquivos Fotográficos de Carneiro e Arcelino”, a decorrer até 31 de agosto, na Galeria do Paço e na Galeria do Jardim no Museu Nogueira da Silva.


No final da década de 70, do séc. XX, a ASPA recebeu os Arquivos Fotográficos, de Manoel Carneiro e Arcelino de Azevedo, que retratam a cidade de Braga, Guimarães, Barcelos, Viana do Castelo e outras zonas do Minho. Estes espólios,  que incluem grande número de negativos em vidro (de Manoel Carneiro), encontram-se à guarda do Museu Nogueira da Silva/Universidade do Minho, no âmbito de um protocolo que a Universidade estabeleceu com a ASPA em 1987. 

Esta exposição fotográfica, patente ao público até 31 de agosto, mostra-nos uma grande variedade de elementos que permitem:

  • o estudo desse período da história de Braga, através das praças e das ruas, do edificado e de monumentos, de equipamentos urbanos, do vestuário, do mobiliário e adornos,  das festas e romarias, dos transportes, das vivências urbanas e rurais, dos desportos, dos brinquedos, etc. -,  registadas por Manoel Carneiro e Arcelino;
  • descobrir património arquitetónico que se perdeu e, também, o que foi conservado e valorizado;
  • identificar períodos da história urbana de Braga em que se perdeu e/ou valorizou património;
  • descobrir períodos da governança da cidade, e respetivos políticos, que marcaram a imagem urbana, tanto em termos positivos como negativos.
Também facilita a reflexão sobre o presente, uma vez que incentiva à identificação de perdas e ganhos devidos a decisões políticas atuais, no que ao Património arquitetónico diz respeito.
Neste e no próximo "Entre Aspas" poderá descobrir em que contexto chegaram estes ar arquivos fotográficos à mão da ASPA, quem contribuiu para a sua preservação e divulgação. Caso a fotografia antiga lhe interesse, em termos académicos, ficará a  a conhecer artigos já publicados sobre estes arquivos fotográficos.

Esta exposição está patente ao público no Largo do Paço e Museu Nogueira da Silve, até 31 de agosto. 


Mais informação sobre este assunto:

  • Mateus, Luís Manuel (1982), “Museologia da fotografia em Braga e (porque não?) no País inteiro”, MINIA, nº 6, ASPA, pp. 74-75
  • Mateus, Luís Manuel (dez. 1980-jan. 1981), “Centro de documentação fotográfica constituído em Braga”, História, nº 26-27, Publicações Projornal, Lda.ª, pp. 82-86
  • Mateus, Luís Manuel (1990). "Museus e arquivos de fotografia. Que fazer com 150 anos de património fotográfico". Actas do I Encontro Nacional sobre o Património Industrial (1986), Vol. II, pp. 429-436.
  • Manoel Carneiro : um fotógrafo na transição do século / [ed .lit.] Câmara Municipal de Braga – Museu da Imagem. Braga: Câmara Municipal de Braga – Museu da Imagem, D.L. 2009. – 60 p. : il. ; 21 cm. – (Colecção do museu ; 14). – ISBN 978-972-8611-17-0
  • Manoel Carneiro (2017)
  • Araújo, Nuno Borges de, A fotografia e o postal ilustrado: origens e influências
ENTRE ASPAS: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário