INTERVENÇÃO CÍVICA EM DEFESA DO PATRIMÓNIO

A ASPA criou este blogue em 2012, quando comemorou 35 anos de intervenção cívica.
Em janeiro de 2023 comemorou 46 anos de intervenção.
Numa cidade em que as intervenções livres dos cidadãos foram, durante anos, ignoradas, hostilizadas ou mesmo reprimidas, a ASPA, contra ventos e marés, sempre demonstrou, no terreno, que é verdadeiramente uma instituição de utilidade pública.
Numa época em que poucos perseguem utopias, não queremos descrer da presente e desistir do futuro, porque acreditamos que a cidade ideal, "sem muros nem ameias", ainda é possível.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

ENTRE ASPAS: "Os passeios de Braga, à luz da lei e de uma visão de futuro para a cidade"

Ampliar

Os passeios da via pública são o principal testemunho da relação entre o município e os cidadãos. Enquadram e valorizam as nossas casas, ligam a cidade, permitem a mobilidade pedonal inata e transversal a todos, independentemente do estrato sócio-económico. São também um registo da história e riqueza da cidade quando da sua construção e o abandono ou o zelo, durante a sua vida útil.


Não esqueçamos que estamos a construir o património de amanhã, com amplas implicações. As acessibilidades permitem a todos uma vida plena e inclusiva. A qualidade do espaço público promove não só o bem estar colectivo mas também o sentimento de pertença e comunidade, coisas apreciadas por todos, mesmo os que nos visitam. A transmissão do espaço público de geração para geração fortalece os seus laços através da memória colectiva, que começa a ser escassa em Braga, cujo património não é respeitado e tem sido reiteradamente destruído.

Nenhum comentário:

Postar um comentário