Dada a importância, a sensibilidade e fragilidade do monumento, bem como a coerência do conjunto edificado que integra, a pretensão de transformação dos edifícios adjacentes não pode deixar de levantar sérias preocupações.
O Recolhimento das Convertidas tem contado com a atenção da ASPA desde que foi proposta a classificação em 1998. Assim, relativamente ao hotel:
2. Em 2021, a ASPA atuou novamente junto da DRCN, CMB e CIM Cávado, alertando para a importância da salvaguarda do monumento, preocupada com o risco a que estaria sujeito perante a construção da unidade hoteleira a poucos metros do Recolhimento e da capela barroca, dada a fragilidade reconhecida pela DRCN, desde 2011. Questionou que a cerca conventual, parte integrante do monumento, fosse indicada como "possível ligação à casa das Convertidas" a partir da nova unidade hoteleira.
3. Neste final de março, perante as notícias divulgadas, solicitámos informação ao Sr Presidente da CMB e à DRCN, a fim de obter informação que ainda não chegou a público, nomeadamente:
- o projeto de arquitectura aprovado pela CMB e o parecer da DRCN;
- as medidas cautelares impostas pela DRCN;
- os estudos realizados: arqueológico e geológico.
- a cerca (parte integrante do monumento e espaço conventual destinado a recolhimento) passe a ser o acesso lateral/ ou um jardim junto a esse acesso à unidade hoteleira (a esclarecer quando recebermos o projeto da CMB);
- na frente urbana, do lado da Avenida Central, que era suposto estar protegida pela ZEP, tudo indica que serão visíveis os últimos pisos dos edifícios a construir; sendo assim, será alterada a imagem urbana na Avenida Central.
1. Este memorial do barroco conventual, protegido por uma cerca que o integra, único em Portugal, foi classificado como Monumento de Interesse Público (MIP) em 2012, pelos motivos constantes do processo da DRCN.
2. No parecer da DRCN, analisado em outubro de 2011 no âmbito da classificação, pode ler-se o fundamento para a definição da ZEP...
- O cover das Convertidas (maio 2013)
- Recolhimento das Convertidas, Edifício do Castelo e S. Geraldo: três casos insólitos em Braga (mar 2016)
- Investimentos hoteleiros e defesa do património (out 2016)
- O Recolhimento das Convertidas estará em risco? A imagem urbana da Avenida Central estará ameaçada? (abr 2019)
- Recolhimento das Convertidas. Braga. Que futuro para a capital do barroco? (jul 2019)
- Desejos para o futuro... em matéria de Património (A a Z) (jan 2021)
- Um mau vizinho para o Recolhimento das Convertidas (ago 2021)
- O granito de Braga e urbanismo (ago 2021)
- À atenção dos partidos políticos! 12 medidas para melhorar o concelho (set 2021)
Nenhum comentário:
Postar um comentário