INTERVENÇÃO CÍVICA EM DEFESA DO PATRIMÓNIO

A ASPA criou este blogue em 2012, quando comemorou 35 anos de intervenção cívica.
Em janeiro de 2024 comemorou 47 anos de intervenção.
Numa cidade em que as intervenções livres dos cidadãos foram, durante anos, ignoradas, hostilizadas ou mesmo reprimidas, a ASPA, contra ventos e marés, sempre demonstrou, no terreno, que é verdadeiramente uma instituição de utilidade pública.
Numa época em que poucos perseguem utopias, não queremos descrer da presente e desistir do futuro, porque acreditamos que a cidade ideal, "sem muros nem ameias", ainda é possível.

sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

SETE FONTES: Apresentação e Discussão Pública do Projeto do Parque

Chegou, finalmente, o dia da Apresentação e Discussão Pública do Projeto do Parque das Sete Fontes e Plano de Urbanização.
-  8 de fevereiro, às 9H30, no Museu D. Diogo de Sousa - 

1/4 de século depois do pedido de classificação apresentado pela ASPA (1995). 


"Para além da dimensão de protecção e salvaguarda deste Monumento Nacional, procura-se promover um desenho que facilite a apropriação dos sistemas naturais (regeneração de habitats, promoção e instalação de novos habitats, os caminhos da água, a vegetação existente, etc...) sem deixar de considerar a dimensão social e recreativa do espaço que se pretende recriar". Portal da CMB.


Em 1995 (2 de Março), a ASPA propôs a  classificação do Sistema Hidráulico setecentista, conhecido como Complexo das Sete Fontes. 
16 anos depois, em Maio de 2011, o Estado português reconheceu a importância patrimonial  do Sistema de Abastecimento de Água à cidade de Braga, no séc. XVIII, quando o classificou como Monumento Nacional.
24 anos depois da proposta de classificação, a CMB realizou a sessão pública "Salvaguarda e execução do Parque Eco Monumental das Sete Fontes-apresentação dos estudos hidrogeológicos, arqueológicos, urbanísticos e paisagísticos". 
Quase 1/4 de século depois,  a CMB apresenta e coloca em discussão pública o PROJETO DO PARQUE DAS SETE FONTES e o PLANO DE URBANIZAÇÃO.

Participou em iniciativas de defesa das Sete Fontes? Então participe nesta sessão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário