INTERVENÇÃO CÍVICA EM DEFESA DO PATRIMÓNIO

A ASPA criou este blogue em 2012, quando comemorou 35 anos de intervenção cívica.
Em janeiro de 2024 comemorou 47 anos de intervenção.
Numa cidade em que as intervenções livres dos cidadãos foram, durante anos, ignoradas, hostilizadas ou mesmo reprimidas, a ASPA, contra ventos e marés, sempre demonstrou, no terreno, que é verdadeiramente uma instituição de utilidade pública.
Numa época em que poucos perseguem utopias, não queremos descrer da presente e desistir do futuro, porque acreditamos que a cidade ideal, "sem muros nem ameias", ainda é possível.

quarta-feira, 3 de julho de 2019

BRAGA : qual o estado de "saúde"do parque arbóreo?

A ASPA tem procurado promover a reflexão centrada no Parque Verde Urbano. Pretende-se incentivar uma política ambiental, de âmbito local, que garanta um parque arbóreo capaz de corresponder às exigências do presente e do futuro. Contactámos a Câmara Municipal de Braga (CMB), procurando resposta para problemas que detectámos em várias ruas da cidade. Através da coluna "Entre Aspas", partilhámos as nossas preocupações e divulgámos alertas de Manuel Sousa, Arqº Paisagista.
Na sequência desses contactos, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) foi contratada pela CMB, tendo em vista a realização de um estudo que permitirá identificar árvores que exigem uma intervenção especial, no sentido de as "tratar" e, caso seja necessário, proceder à sua retirada e substituição.
Acompanhámos  o trabalho de campo realizado no final de junho de 2019. 
Aguardamos o estudo.



 

Entretanto relembramos os entre aspas e os alertas realizados através do blogue:

Melhorar o parque verde urbano para minimizar fenómenos climáticos extremos
- As podas das árvores ornamentais no espaço urbano
-



Nenhum comentário:

Postar um comentário