INTERVENÇÃO CÍVICA EM DEFESA DO PATRIMÓNIO

A ASPA criou este blogue em 2012, quando comemorou 35 anos de intervenção cívica.
Em janeiro de 2024 comemorou 47 anos de intervenção.
Numa cidade em que as intervenções livres dos cidadãos foram, durante anos, ignoradas, hostilizadas ou mesmo reprimidas, a ASPA, contra ventos e marés, sempre demonstrou, no terreno, que é verdadeiramente uma instituição de utilidade pública.
Numa época em que poucos perseguem utopias, não queremos descrer da presente e desistir do futuro, porque acreditamos que a cidade ideal, "sem muros nem ameias", ainda é possível.

sexta-feira, 1 de março de 2019

SETE FONTES: conheça melhor o Monumento Nacional.

Em 1995 (2 de Março), a ASPA propôs a  classificação do Sistema Hidráulico setecentista, conhecido como Complexo das Sete Fontes. 
16 anos depois, em Maio de 2011, o Estado português reconheceu a importância patrimonial  do Sistema de Abastecimento de Água à cidade de Braga, no séc. XVIII, quando o classificou como Monumento Nacional.
24 anos depois da proposta de classificação, a CMB realiza a sessão pública "Salvaguarda e execução do Parque Eco Monumental das Sete Fontes-apresentação dos estudos hidrogeológicos, arqueológicos, urbanísticos e paisagísticos". 

Participou em iniciativas de defesa das Sete Fontes? Então participe nesta sessão. 
É a primeira vez que são apresentados os estudos que permitem conhecer melhor esta zona do território bracarense. Estudos que devem contribuir para delimitar a área a proteger, bem como aferir sobre a eventual  necessidade de alargamento da Zona Especial de Proteção (ZEP).

DEPOIS DA SESSÃO...

Foi uma iniciativa muito participada, que contou com a presença de proprietários dos terrenos,  de cidadãos envolvidos na defesa  do monumento nacional e dos mananciais de água que suporta e, também, de representantes de partidos políticos. 
O debate, que se seguiu à apresentação dos estudos, permitiu esclarecer dúvidas apresentadas por elementos da plateia. 
Aguarda-se a fase seguinte: união de esforços no sentido da salvaguarda e valorização do monumento, e dos mananciais de água que o suportam,  através da criação do ecoparque.
                Ampliar                                 Ampliar
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário